Dimensões da competência em informação: reflexões frente aos movimentos de infodemia e desinformação na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5340Palavras-chave:
Ciência, COVID-19, Dimensões da Competência em Informação, Infodemia, DesinformaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir, com base na Sociologia da Ciência e na Ciência da Informação, sobre as condições de produção, divulgação e validação de enunciados, discursos e fatos científicos dentro e fora dos laboratórios. Em continuidade, pretendeu-se abordar a informação na sociedade contemporânea, apresentando as concepções de infodemia e desinformação, bem como apresentar as possíveis formas de mobilização dos indivíduos por meio das dimensões da competência em informação frente à pandemia da COVID-19. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa se caracteriza quanto aos objetivos como exploratória, já no que se refere aos procedimentos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. A partir dos dados analisados, inferimos que a pandemia demonstrou que uma parcela significativa da população está vulnerável a infodemia e a desinformação. As fontes de informação institucionalizadas são o melhor canal de comunicação para reverter essa situação. Conclui-se que, torna-se cada vez mais urgente fomentar e implementar políticas informacionais voltadas para formação da competência em informação
Referências
ALFONSO-SÁNCHEZ I, FERNÁNDEZ-VALDÉS M. Comportamiento informacional, infodemia y desinformación durante la pandemia de COVID-19. Anales de la Academia de Ciencias de Cuba, v. 10, n. 2, 2020. Disponível em: http://www.revistaccuba.cu/index.php/revacc/article/view/882. Acesso em: 11 ago. 2020.
BELDARRAÍN CHAPLE, E. La información científica confiable y la COVID- 19. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, v. 31, n. 3, p.1-6, 2020.
BELLUZZO, R. C. B. O estado da arte da competência em informação (COINFO) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp., p. 47-76, jan./jul. 2017.
BRITO, V. P.; PINHEIRO, M. M. K. Poder informacional e desinformação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa, PB: ANCIB; UFPB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2677. Acesso em: 02 jul. 2020.
CONDÉ, M. L. L. Prefácio à edição brasileira: um livro e seus prefácios: de pé de página a novo clássico. In: FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. vii-xvi.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FROHMANN, B. Deflating information: from science to documentation. Toronto: University of Toronto Press, 2004.
FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, M.;
MARTELETO, R.; LARA, M. (Org.). A dimensão epistemológica da ciência da informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cult. Acadêmica; Marília: Fundepe, 2008. p. 19-34.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LATOUR, B; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1997.
LONDON SCHOOL OF ECONOMICS AND POLITICAL SCIENCE (LSE). Tackling the information crisis: a policy framework for media system resilience. Reino Unido: LSE, 2018. Disponível em: http://www.lse.ac.uk/law/news/2018/truth-trust-technology. Acesso em: 30 jul. 2020.
MACHADO, R. Introdução: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. p. vii-xxiii.
MATA, M. L.; GERLIN, M. N. M. Programa para a formação em competência em informação visando uma educação que auxilie no combate à desinformação: enfoque nos critérios de avaliação da informação e de fake news. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis-SC. Anais eletrônicos... Florianópolis-SC: ANCIB; PPGCI/SC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/1143/501. Acesso em: 30 jul. 2020.
ORELO, E. R. M.; CUNHA, M. F. V. O bibliotecário e a competência informacional. Informação & Estudos, v. 23, n. 2, p. 25-32, maio/ago. 2013. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/91351. Acesso em: 04 ago. 2020.
ORELO, E. R. M.; VITORINO, E. V. Competência informacional: um olhar para a dimensão estética. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n.4 , p. 41-56, out./dez. 2012. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/48102. Acesso em: 04 ago. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Novel Coronovirus (2019-nCoV). Situation Report, n. 13, 02. fev. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200202-sitrep-13-ncov-v3.pdf?sfvrsn=195f4010_6. Acesso em: 13 ago. 2020.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - OPAS; ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Página Informativa, n. 5, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf? sequence=14. Acesso em: 07 jul. 2020.
SCHÄFER, L.; SCHNELLE, T. Introdução: fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwick Fleck na teoria da ciência. In: FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. 1-36.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS. Sistema Único de Saúde (SUS): estrutura, princípios e como funciona. 2020. Disponível em: http://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude. Acesso em: 31 jul. 2020.
URIBE TIRADO, A. Interrelaciones entre veinte definiciones-descripciones del concepto de alfabetización en información: propuesta de macro-definición. ACIMED, v. 20, n. 4, p. 1-22, 2009.
VITORINO; E. V.; PIANTOLA, D. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40 n. 1, p.99-110, jan./abr. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marta Leandro da Mata, Maira Cristina Grigoleto, Mariana Lousada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0