O uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v18i2.6054Palavras-chave:
Hashtags, Instagram, Redes sociais digitaisResumo
Este artigo tem por objetivo abordar a utilização de hashtags na rede social digital do Instagram e a sua contribuição na gestão algorítmica da plataforma. Investigamos a hipótese de que a hashtag é um elemento informativo que indexa e reforça o significado de publicações e ajuda a rastrear usuários no Instagram para fins de mapeamento e ganho monetário por parte da plataforma e de sistemas externos. Pautamo-nos na pesquisa bibliográfica, na qual buscamos levantar a teoria já publicada sobre essa temática para entendermos o processo geral de acumulação de capital em qualquer plataforma sociodigital e o conceito e uso de hashtags. As hashtags complementam as interações realizadas nas redes, nas quais os usuários geram dados de navegação e comportamento. Verificamos que a plataforma do Instagram utiliza esses dados no seu tratamento algorítmico para otimizar a distribuição das postagens nos perfis e a sua política de direcionamento de publicidade. Constatamos que a contribuição da hashtag nessa vigilância das redes dá-se pelo fato de ser tomada como uma informação na forma de metadado que organiza e facilita o rastreamento e o mapeamento dos usuários. Para complementar a pesquisa bibliográfica que desenvolvemos, realizamos uma consulta por uma hashtag utilizando um sistema externo e constatamos que, a partir das hashtags que usam, as pessoas podem ser rastreadas não só dentro da plataforma do Instagram como também fora dela
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