O uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no Instagram

Autores

  • Antonio Celestino Rosa Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0202-8616
  • Marcos Dantas Loureiro Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0171-6567

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v18i2.6054

Palavras-chave:

Hashtags, Instagram, Redes sociais digitais

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a utilização de hashtags na rede social digital do Instagram e a sua contribuição na gestão algorítmica da plataforma. Investigamos a hipótese de que a hashtag é um elemento informativo que indexa e reforça o significado de publicações e ajuda a rastrear usuários no Instagram para fins de mapeamento e ganho monetário por parte da plataforma e de sistemas externos. Pautamo-nos na pesquisa bibliográfica, na qual buscamos levantar a teoria já publicada sobre essa temática para entendermos o processo geral de acumulação de capital em qualquer plataforma sociodigital e o conceito e uso de hashtags. As hashtags complementam as interações realizadas nas redes, nas quais os usuários geram dados de navegação e comportamento. Verificamos que a plataforma do Instagram utiliza esses dados no seu tratamento algorítmico para otimizar a distribuição das postagens nos perfis e a sua política de direcionamento de publicidade. Constatamos que a contribuição da hashtag nessa vigilância das redes dá-se pelo fato de ser tomada como uma informação na forma de metadado que organiza e facilita o rastreamento e o mapeamento dos usuários. Para complementar a pesquisa bibliográfica que desenvolvemos, realizamos uma consulta por uma hashtag utilizando um sistema externo e constatamos que, a partir das hashtags que usam, as pessoas podem ser rastreadas não só dentro da plataforma do Instagram como também fora dela

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Publicado

12/11/2022

Como citar

ROSA, A. C.; LOUREIRO, M. D. O uso de hashtags e a gestão algorítmica de dados no Instagram. Liinc em Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e6054, 2022. DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6054. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6054. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos