Populismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram

Autores

  • Lídia Raquel Herculano Maia Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9601-4268
  • Bruna Paiani Nasser Spaniol Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1329-1575
  • Eloísa Joseane da Cunha Klein Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9113-9443

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v18i2.6055

Palavras-chave:

Populismo Digital, Autenticidade, Eleições de 2018, Jair Bolsonaro, Instagram

Resumo

Esta pesquisa investiga a afirmação da autenticidade pelo compartilhamento do cotidiano no perfil do Instagram do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro e de alguns de seus apoiadores, nas eleições de 2018. Para tanto, sistematiza-se a análise empírica em torno de três categorias (identidade, transparência e engajamento) de autenticidade política, propostas no modelo teórico de Gilpin, Palazzolo e Brody (2010). Partindo de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, empregamos o método abdutivo para análise de materiais publicados por esse político e alguns de seus apoiadores no Instagram. Concluindo que Jair Bolsonaro logrou criar para si uma imagem supostamente autêntica através da construção de uma identidade de “homem simples”; que demonstrava uma suposta transparência, ao tecer uma zona de contato direto com o eleitorado; deixando claro que necessitava do engajamento desses últimos para vencer a disputa e derrotar os “inimigos do povo”, numa retórica populista que se harmoniza com as lógicas de uso das mídias sociais

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Publicado

02/11/2022

Como citar

MAIA, L. R. H.; SPANIOL, B. P. N.; KLEIN, E. J. da C. Populismo digital e autenticidade fabricada na campanha de Jair Bolsonaro no Instagram. Liinc em Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e6055, 2022. DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6055. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6055. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos