Construção de credibilidade dos dados

como dados auxiliares de SEO são validados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v20i1.7015

Palavras-chave:

SEO, Otimização para mecanismos de busca, SEM, Marketing para mecanismos de busca, dados

Resumo

O presente trabalho buscou estudar de que forma instituições legitimadoras criam credibilidade para métricas em seus campus de atuação e influência. Para isso fizemos um recorte das formas como três companhias que negociam dados para o mercado de otimização mecanismos de busca – MOZ, SEMRush e Ahrefs – criavam discursos que validassem os indicadores que vendem. Tomamos como arcabouço teórico os campusde Bourdieu e as táticas e estratégias de Certeau, e como metodologia a análise do discurso de linha francesa de Algirdas Greimas. Observamos que as táticas usadas por instituições legitimadoras se valem da terceirização da responsabilidade, do ato de desmentir terceiros, da compartimentalização do dado e do solucionismo tecnológico como postulado por Morozov para ratificarem sua relevância. Também encontramos indícios de que a instalação de um novo “dado” por uma instituição legitimadora passa por um processo com certo grau de generalização de validação, em que o discurso leva em conta os atores envolvidos em seu uso e interpretação.
Palavras-chave: SEO. Otimização para Mecanismos de Busca. SEM. Marketing para Mecanismos de Busca. Dados.

Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Marcondes, Universidade Federal Fluminense

    Atualmente é professor credenciado no PPGCI/UFF e no PPG-GOC/ECI/UFMG. Trabalhou em consultorias para o IBICT (Projeto BDTD, 2001), BIREME/OPAS (SCIELO OAI, 2002), CNPq (Programa Prossiga, 2001), IPHAN (Cadastro Nacional de Museus, 2008). É instrutor certificado do Comitê para Documentação Museológica do ICOM. Foi consultor da Rede Web de Museus do Estado do Rio de Janeiro, http://www.museusdoestado.rj.gov.br/rede-web-de-museus/. Foi membro do CTC do IBICT, 2003-2005, É membro do grupo Wikipedia Wiki Educação Brasil, http://www.wikibrasil.org/ e membro do grupo GO FAIR BRASIL SAÚDE, https://portal.fiocruz.br/go-fair-brasil-saude e colaborador do Projeto VODAN-Br, grupo de trabalho sobre proveniência de metadados de pesquisa, https://portal.fiocruz.br/en/vodan-brazil.

Referências

Bek, Rebekah. Ahrefs’ SEO Metrics: A Glossary. [em linha] 2023. Disponível em: https://ahrefs.com/blog/ahrefs-seo-metrics/#section10. Acesso em: 18/04/2024.

Bourdieu, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. 3ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1992. 367 p. (Coleção Estudos).

Brin, Sergey; Page, Lawrance. The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine. Computer Networks and ISDN Systems, 30, n. 1-7, p. 107-117, 1998.

Broder, Andrei. A taxonomy of web search. SIGIR Fórum, 36, n. 2, p. 3-10, 2002.

Campbell, Joseph. O herói de mil faces. 1º ed. São Paulo: Pensamento, 2007.

Certeau, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução Alves, E. F. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Dixon, Stacy Jo. Media usage in an internet minute as of December 2023. p. Tabela, 2023. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/195140/new-user-generated-content-uploaded-by-users-per-minute/. Acesso em: 11/03/2024.

Escandell-Poveda, Raquel; Papí-Gálvez, Natalia; Iglesias-García, Mar. Técnicas digitales para el estudio de las competencias y perfiles profesionales. Scire: representación y organización del conocimiento, 29, n. 1, p. 31-42, 2023.

Gabry, Victor Martini. Entre camuflagens: Uma análise semiótica de “fake news” e memes. Em: I Encontro Nacional da ABCiber, 2020, [em linha]. ABCiber, Disponível em: https://abciber.org.br/simposios/index.php/virtualabciber/virtual2020/schedConf/presentations.

Gingras, Richard. Labeling fact-check articles in Google News. Google News Initiative, online, 2016. Disponível em: https://blog.google/outreach-initiatives/google-news-initiative/labeling-fact-check-articles-google-news/. Acesso em: 14/04/2024.

Greimas, Algirdas Julien. Sobre o Sentido II: ensaios semióticos. 1ª ed. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014.

Heff, Darrell. Como mentir com estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

Knaflic, Cole Nussbaumer. Storytelling com dados: um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 256 p.

Kritzinger, Wouter Thomas. Development of a search engine marketing model using the application of a dual strategy. Orientador: Weideman, M. 2017. 147 f. (Doutorado) - Faculty of Informatics and Design, Cape Peninsula University of Technology, Cape Town. Disponível em: https://etd.cput.ac.za/bitstream/20.500.11838/2603/1/197041329-Kritzinger-Wouter%20Thomas-D.Tech-Informatics-FID-2017.pdf.

Morozov, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018. (Coleção Exit).

Moz. Domain Authority. [em linha] 2017. Disponível em: https://moz.com/learn/seo/domain-authority. Acesso em: 22/04/2024.

Nuti, Sudhakar V.; Wayda, Brian; Ranasinghe, Isuru; Wang, Sisi et al. The Use of Google Trends in Health Care Research: A Systematic Review. PLoS ONE, 9, n. 10, p. e109583, 2014.

Paul, Prantosh; Aithal, P. S., 2018, Business Information Sciences With Special Reference to the Digital Marketing and SEO as a Field of Study. 37-47. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3380510.

Rocha, João Cezar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Editora e Livraria Caminhos, 2021.

Sahin, Alperen; Dirsehan, Taskin. An Overview of Search Engine Marketing: A Systematic Literature Review. Galatasaray University Managerial and Social Sciences Letters, 1, n. 2, p. 125-142, 2023.

Schultheiß, Sebastian, 2023, How search engine marketing influences user knowledge gain. ACM. 475-478. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1145/3576840.3578297.

Sen, Ravi. Optimal Search Engine Marketing Strategy. International Journal of Electronic Commerce, 10, n. 1, p. 9-25, 2005/10/01 2005.

Team, Semrush. Semrush Authority Score Explained. [em linha] 2020. Disponível em: https://www.semrush.com/blog/semrush-authority-score-explained/. Acesso em: 17/04/2024.

Wang, Caili; Hao, Xiaotong, 2011, Comprehensive Model for Evaluating Search Engine Marketing Effect. In: Fourth International Conference on Business Intelligence and Financial Engineering, 2011. 231-234.

Yeoung, Man; Nisar, Tahir. Branding and search engine marketing. In: 5the EMAC Regional Conference: Marketing Theory Challenges in Emerging Markets, Poland, 2014. [em linha]. Disponível em: https://eprints.soton.ac.uk/380507/1/EMAC%2520Conference%2520Paper.pdf.

Downloads

Publicado

27/11/2024

Edição

Seção

Metrias críticas: representatividade, acesso e democratização dos dados

Como Citar

GABRY, Victor; MARCONDES, Carlos Henrique. Construção de credibilidade dos dados: como dados auxiliares de SEO são validados. Liinc em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. e7015, 2024. DOI: 10.18617/liinc.v20i1.7015. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7015. Acesso em: 9 jun. 2025.