Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian

Autores

  • Sely Costa Departamento de Ciência da Informação. Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v4i2.281

Palavras-chave:

Acesso aberto à literatura científica, Acesso aberto ao conhecimento científico, Periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, Repositórios institucionais, Diferenças disciplinares, Modelo de comunicação científica, Modelo de gestão do conhecimento científico

Resumo

Este ensaio tem por objetivo discutir, de modo sucinto, o movimento do acesso aberto nos dias atuais, procurando-se identificar a diferença entre acesso aberto à literatura científica e acesso aberto ao conhecimento científico. A abordagem do acesso aberto à literatura relaciona-se com o processo de comunicação, enquanto o acesso aberto ao conhecimento científico, com a gestão do conhecimento. Recorre-se à literatura e à experiência pessoal no intuito de identificar e relatar estratégias e ferramentas que têm sido utilizadas em diferentes países e no próprio Brasil. A discussão fundamenta-se em três tópicos considerados basilares para o estudo e a prática com periódicos eletrônicos e repositórios de acesso aberto, que são: as diferenças disciplinares, o sistema de comunicação científica e os modelos de gestão do conhecimento. Parte-se do pressuposto de que as diferenças disciplinares devem nortear as ações e decisões a respeito da criação e manutenção de revistas e repositórios. As primeiras, como veículos efetivos de comunicação científica. Os últimos, como, ferramentas eficientes de gestão do conhecimento.





Referências

ANTELMAN, Kristin. Do open access articles have a greater research impact? College and Research Libraries, v. 65, n. 5, set. 2004. Disponível em http://www.ala.org/ala/acrl/acrlpubs/crljournal/crl2004/crlseptember/antelman.pdf, accessed on July 2006.

ARUNACHALAM, Subiah. Open access in India. Mensagem postada em: lisforum@ncsi.iisc.ernet.in, em 15 de julho de 2008.

BATISTA, Fábio F., Sely M. S. Costa and Lillian Álvares. Gestão do conhecimento: a realização da proposta de Brookes para a Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB, 2007.

BROOKES, Bertram. The foundations of information science: part I: philosophical aspects. Journal of Information Science, v. 2, p. 125-133, 1980.

CARR, Leslie, S. Hitchcock, C. Oppenheim, J.W. McDonald, T. Champion, and S. Harnad. Extending journal-based research impact assessment to book-based disciplines (research proposal). Available at: http://eprints.ecs.soton.ac.uk/12725/ , accessed on 6 December 2007.

COSTA, S. M. S. The impact of computer usage on scholarly communication amongst academic social scientists. 1999. 302 f. (Doctoral thesis, University of Loughborough, England).

CRANE, Diana. Invisible colleges: diffusion of knowledge in scientific communities, Chicago; London: University of Chicago Press, 1972.

GARVEY, William D. Communication : the essence of science, Oxford: Pergamon Press, 1979.

GARVEY, William D.; GRIFFITH, Belver G. Communication and information processing within scientific disciplines: empirical findings for Psychology. In: William D. Garvey. Communication : the essence of science, Oxford: Pergamon Press, 1979, pp. 127-147.

HURD, Julie M. Models of scientific communication systems. In: Suzan Y. Crawford, Julie M Hurd and Ann C. Willer. From print to electronic: the transformation of scientific communication, Medford, NJ: Information Today, 1996.

HARNAD, Stevan et al. The access/impact problem and the green and gold roads to open access. 2004. Available at: http://www.ecs.soton.ac.uk/~harnad/Temp/impact.html, accessed on 18 October 2004.

LEITE, F. C. L. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 240 f. Dissertação (Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília).

LEITE, Fernando C. L. and Sely M S Costa. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 92-107, Jan./Apr. 2007

LINDHOLM-ROMANTSCHUK, Y. and J. Warner. The role of monographs in scholarly communication: an empirical study of philosophy, sociology and economics. Journal of Documentation, 1996, 52 (4), p. 391.

LINE, M. B. Investigation into information requirements of the social sciences: information requirements of researchers in the social sciences. Bath: Bath University Library, 1971.

NONAKA, Ikujiro; e TAKEUCHI, Hirotaka. The knowledge-creating company: how Japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press, 1995.

PINCH, Trevor. The sociology of the scientific community. In: R. C. Olby (Ed.) Companion to the history of modern science. London; New York: Routledge, 1990, p. 90.

POLANYI, Michael. The tacit dimension. Gloucester: Peter Smith, 1983b. 108p.

SUBER, Peter; Strong and weak OA. Open Access News: news from the open access movement. Terça-feira, 29 de abril de 2008. (Re-postado por Stevan Harnad como Open access: “strong” and “weak”. American Scientist Open Access Forum, 29 de abril de 2008) Disponíveis em: http://www.earlham.edu/~peters/fos/2008/04/strong-and-weak-oa.html; e http://openaccess.eprints.org/index.php?/archives/399-guid.html. Acessados em 30 de abril de 2008.

WIIG, Karl. Knowledge management principles. thinking about thinking - how people and organizations create, represent and use knowledge. Arlington, Texas: Schema Press, 1993.

ZINS, Chaim. Redefining information science: from “information science” to “knowledge science”. Journal of Documentation, v. 62, n. 4, p. 447-461, abr. 2006.

Downloads

Publicado

18/11/2025

Edição

Seção

Acesso Livre: um novo paradigma para a comunicação científica