Economia criativa e trabalho imaterial: a indústria da moda sob uma perspectiva informacional | Creative economy and immaterial labour: the fashion industry under an informational perspective

Authors

  • Vladimir Sibylla Pires Osklen

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v6i1.328

Keywords:

Economia criativa, trabalho imaterial, indústria da moda, centrais de criatividade, dinâmicas informacionais | creative economy, immaterial labour, fashion industry, creativity centrals, informational dynamics

Abstract

Resumo Este artigo visa refletir sobre a construção de identidades de marca na economia criativa a partir das dinâmicas informacionais de seus atores. Propõe um modelo de análise baseado em uma nova metáfora organizacional e na opção por uma abordagem em diferentes níveis daquela dinâmica. Demonstra sua aplicabilidade a partir do exemplo de uma empresa atuante na indústria da moda.

Palavras-chave: economia criativa; trabalho imaterial; indústria da moda; centrais de criatividade; dinâmicas informacionais.

Abstract This article aims to reflect on the development of brand identities in the creative economy from the point of view of its actors’ informational dynamics. It proposes a model of analysis based on a new organizational metaphor and on a multi-level approach to that dynamic. It also demonstrates its applicability using the example of an active company in the fashion industry.

Keywords: creative economy; immaterial labour; fashion industry; creativity centrals; informational dynamics.

 

 

Author Biography

  • Vladimir Sibylla Pires, Osklen
    Vladimir Sibylla Pires, museólogo (UNIRIO) com especializações em Sociologia Urbana (UERJ) e Marketing (UCAM), MBKM em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (CRIE/COPPE/UFRJ) e mestrado em Ciência da Informação (UFF/IBICT). Ex-gerente de Marketing e Comunicação (2000-2006), atual gerente de Relações Corporativas da Osklen.

Published

29/03/2010

Issue

Section

Culture and Immaterial Labour

How to Cite

PIRES, Vladimir Sibylla. Economia criativa e trabalho imaterial: a indústria da moda sob uma perspectiva informacional | Creative economy and immaterial labour: the fashion industry under an informational perspective. Liinc em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.18617/liinc.v6i1.328. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3219. Acesso em: 10 may. 2025.