Entre a poesia e a ciência da informação

reapropriações do cinema found footage nos domínios digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4185

Palabras clave:

Cinema Found footage, Informação, Mediação, Reapropriação, YouTube

Resumen

O artigo trata de deslocamentos da informação nos territórios do found footage (cinema de reapropriação de arquivo) e do YouTube, a partir do filme Sem título # 3: E para que poetas em tempo de pobreza? (2016). Na pesquisa explicativa, descritiva e exploratória que tem o estudo de caso como método, são abordadas as confluências e coinfluências entre mediação e enunciação no arquivístico século XXI. Aponta a hipótese de que o found footage pode ser um método de mediação da informação. Um procedimento operacional para se entender os fenômenos da imagem nos campos do audiovisual, das tecnologias da informação e comunicação, e das ciências da informação

 

Referencias

ALMEIDA, Marco Antônio (2009). Informação, tecnologia e mediações culturais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, número especial, p. 184-200.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco (2009). Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan. / dez. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39>. Acesso em: 05 jan. 2018.

BARDIN, Laurence (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BOLETIM Bibliográfico Biblioteca Mário de Andrade (1984). São Paulo, v. 45, n. 1/4, jan./dez.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard (2000). Remediation: understanding new media. Cambridge, Massachusetts: The Massachusetts Institute of Technology Press.

BORGES, Jorge Luis (2007). Ficções. São Paulo: Companhia das Letras.

_________________ (2001). Prologos de la Biblioteca de Babel. Madrid: Alianza.

BORKO, Harold (1968). Information science: what is it? American Documentation, v. 19, n. 1, jan., p. 3-5.

BRENEZ, Nicole; CHODOROV, Pip (2015). Cartografia do found footage. Revista Laika, São Paulo, v. 3, n. 5, jun. Disponível em: <http://www.revistalaika.org/cartografia-do-found-footage-nicole-brenez-e-pip-chodorov>. Acesso em: 05 jan. 2018.

CAMPOS, Augusto de (2015). Outro. São Paulo: Perspectiva.

CASTRO FILHO, Claudio Marcondes (2011). Blogues sobre biblioteca escolar. In: ROMÃO, Lucília Maria Souza; GALLI, Fernanda Correa Silveira (Orgs.). Rede eletrônica: sentidos e(m) movimento. São Carlos: Pedro & João.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (Orgs.) (2004). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify.

CORDEIRO, Rosa Inês de Novais (2013). Análise de imagens e filmes: alguns princípios para sua indexação e recuperação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 7, n. 1, p. 67-80, abr. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8136/%205808>. Acesso em: 05 jan. 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges (2013). A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.

ELSAESSER, Thomas (Org.) (1990). Early cinema: space frame narrative. London: British Film Institute

FAGERJORD, Anders (2010). After convergence: YouTube and remix culture. In: International handbook of internet research. HUNSINGER, Jeremy; KLASTRUP, Lisbeth; ALLEN, Matthew (Orgs.). New York: Springer, p. 187-200.

FERREIRA, Leticia Elaine; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco (2013). A mediação da informação no âmbito da arquivística. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 158-167, jan. / mar.

FONSECA, Maria Odila (2005). Arquivologia e ciência da informação. Rio de Janeiro: FGV.

GAUDREAULT, André (1989). Du littéraire au filmique: système du récit. Paris: Méridiens Klincksieck.

GIL, Antonio Carlos (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

GRUSIN, Richard (2009). YouTube at the End of New Media. In: SNICKARS; VONDERAU (Orgs.). The YouTube reader. Estocolmo: National Library of Sweden, p. 60-67.

GUNNING, Tom (1990). The cinema of attractions: early film, its spectator and the avant-garde”. In: ELSAESSER, Thomas (Org.). Early cinema: space frame narrative. London: British Film Institute, p. 56-62.

HURET, Jules (1891). Enquête sur l’évolution littéraire. Paris: Bibliothèque Charpentier.

LE COADIC, Yves-François (2004). A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos.

LEYDA, Jay (1971). Films beget films: a study of the compilation film. NewYork: Hill and Wang.

LOVINK, Geert (2008). The art of watching databases: introduction to the Video Vortex Reader. In: LOVINK, Geert; NIEDERER, Sabine (Orgs). The Video Vortex Reader: responses to YouTube. Amsterdam: Institute of Network Cultures.

MCLUHAN, Marshall (1996). Os meios de comunicação: como extensões do homem. São Paulo: Cultrix.

PESSOA, Fernando (1934). Mensagem. Lisboa: Parceria Antonio Maria Pereira.

PIGNATARI, Décio (1979). Semiótica & literatura: icônico e verbal, oriente e ocidente. São Paulo: Cortez & Moraes.

POPPLE, Simon; KEMBER, Joe (Org.) (2004). Early cinema: from factory gate to dream factory. London: Wallflower.

ROSA, Carlos Adriano Jeronimo de (2008). O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação, Estudo dos Meios e da Produção Mediática). Orientador: Prof. Dr. Ismail Xavier. Universidade de São Paulo (Escola de Comunicações e Artes).

SCHÄFER, Mirko Tobias; KESSLER, Frank (2009). Navigating YouTube: constituting a hybrid information management system. In: SNICKARS, Pelle; VONDERAU, Patrick (Orgs.). The YouTube reader. Estocolmo: National Library of Sweden, p. 275-291.

SNICKARS, Pelle; VONDERAU, Patrick (Orgs.) (2009). The YouTube reader. Estocolmo: National Library of Sweden.

STRAUVEN, Wanda (2006). The cinema of attractions reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press.

YIN, Robert K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

WEES, William C. (1993). Recycled images: the art and politics of found footage films. New York: Anthology Fim Archives.

WIENER, Norbert (1968). Cibernética e sociedade. São Paulo: Cultrix.

Publicado

17/12/2018

Número

Sección

Organización del Conocimiento: agendas sociopolíticas y sus conflictos históricos