Dimensões de um modelo de gestão da informação no campo da Ciência da Informação
uma revelação da produção científica do Enancib
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.389Palabras clave:
Ciência da Informação, Enancib, Gestão da informação, Produção Científica, Modelos TeóricosResumen
Baseada nos modelos teóricos da Gestão da Informação esta pesquisa estudou a produção científica do Enancib referente ao grupo temático de Gestão da Informação (GI) e do Conhecimento nas Organizações (GT4). A partir da compatibilização dos modelos utilizados, foi feito um mapeamento das dimensões de GI nos artigos dos Anais do Enancib selecionados no GT4. A coleta dos dados deu-se por meio das técnicas de análise de conteúdo. O estudo caracteriza a produção científica analisada quanto à evolução cronológica do tema e vínculo institucional dos autores dos artigos, além de identificar as dimensões dos modelos teóricos de GI, apresentadas pelos autores na produção científica do Enancib. A partir da reflexão realizada propomos um modelo de Gestão da Informação que retrata o campo teórico da Ciência da Informação.
Referencias
ANCIB. Disponível em: <http://www.ancib.org.br/>. Acesso em: 10 jan. 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
CHORLEY, R.; HAGGET, P. Modelos, paradigmas e a nova geografia, In: CHORLEY, R. H.; HAGGET, P. Modelos sócios – econômicos em geografia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos / USP, p.1-22, 1975.
CHOO, C. W. Organização do conhecimento, SENAC, São Paulo COLLINS, H. M. Tacit knowledge, trust and the Q of sapphire. Social Studies of Science, n. 31, p.71-85, 2003.
DAVENPORT, T. H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 2002.
DIAS, M. M. K.; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da Informação em Ciência e Tecnologia sob a ótica do cliente. São Paulo: EDUSC, 2003.
DUARTE, E. N. Análise da Produção Científica em Gestão do Conhecimento: estratégias metodológicas e estratégias organizacionais. Tese (Doutorado em Administração). João Pessoa: UFPB, 2004.
GARVIN, D. A. Building a learning organization. Harvard business review. v. 71, n. 4, 1993.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LOURENÇO, C. V. Automação em bibliotecas: análise da produção via Biblioinfo. In: Witter G. P. (Org.) Produção Científica. Campinas: Alínea, 1997.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998.
McGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
OLIVEIRA, M.; BERTUCCI, M, da G. E. S. A pequena e média empresa e a gestão da informação. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/bibliotecaonline.> Acesso em: 24 jun. 2006.
SAYAO, L. F. Modelos teóricos em Ciência da Informação: abstração e método científico. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 82-91, 2001.
SILVA, A. K. A; RIBEIRO, F. Das ciências documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
SILVA, A. K. A. Gestão da Informação. João Pessoa, 2006. (Apostila)
TARGINO, M das G. Comunicação científica: uma revisão de suas dimensões básicas. Informação & Sociedade: estudos João Pessoa, v.10, n.2, p.37-85, jul./dez. 2000.
WERSIG, G.; NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. Information Scientist, v.9, p.127-140, 1975.
WITTER, G. P. Pesquisa científica e nível de significância. Estudos de Psicologia da PUCCAMP. Campinas, v. 13, n.1, p. 55-63, jan/ abr. 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Irma Gracielle Souza, Emeide Nóbrega Duarte

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0