Novas considerações sobre o acesso ao Patrimônio Musical no Brasil

Autores/as

  • André Guerra Cotta Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i2.440

Palabras clave:

música brasileira, musicologia histórica, acervos, digitalização, patrimônio cultural

Resumen

 Este artigo traz considerações sobre o direito à informação no campo da musicologia no Brasil, especialmente sobre o acesso a fontes musicais manuscritas. O autor compara a situação atual com o contexto de fins da década de 1990, apresentando exemplos concretos de avanço em termos de acessibilidade das fontes e reflexões sobre o impacto das tecnologias digitais na área em foco. Finalmente, aponta aspectos em que não houve tranformações significativas, tais como as restrições legais, as dificuldades metodológicas e a falta de mobilização coletiva para a discussão e definição de políticas públicas voltadas para o tratamento e a conservação do Patrimônio Musical no Brasil.

 

Biografía del autor/a

  • André Guerra Cotta, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

     

Publicado

19/07/2025

Número

Sección

Considerações sobre o acesso