Dossiê: IA e a Questão da Soberania

05/07/2024

Este número da LIINC em Revista tratará da intersecção entre Inteligência Artificial (IA) e a questão da soberania, explorando como as diversas dimensões de soberania são impactadas e redefinidas pela IA e como a IA traz novos desafios e implicações para a soberania. O dossiê pretende abordar as diversas perspectivas da soberania, entendida aqui em suas múltiplas facetas – nacional, política, epistemológica, tecnológica, digital, de dados – e seus novos contornos nesse cenário de avanço da inteligência artificial, levantando questões cruciais sobre controle, autonomia e poder.

A IA, enquanto objeto político, social e tecnológico, envolve a criação, mediação e apropriação de sistemas e dados, afetando profundamente modelos de governança, autonomia tecnológica e independência epistemológica. Em um contexto onde a IA se torna onipresente presente nos espaços de socialidade colonizada e impacta direta e indiretamente nos territórios de resistência, emergem tensões e desafios relacionados à soberania, nos mais diversos âmbitos, envolvendo Estados, indivíduos e movimentos sociais, com implicações profundas para a governança global, a economia e os direitos humanos.

A partir de um olhar interdisciplinar, o dossiê "IA e a questão da soberania" abre uma chamada para artigos com foco especial nos seguintes tópicos:

- Soberania Nacional e Inteligência Artificial: Como a adoção de IA por estados-nação está influenciando sua autonomia e controle sobre tecnologias críticas?

- Soberania Nacional, Inteligência Artificial e Estado Democrático de Direito: Como a fundamentação constitucional dos países está sendo desestruturada a partir da ausência de regulamentação de plataformas digitais e de recursos de IA?

- Soberania Política e Governança da IA: Quais são os desafios e oportunidades para a governança democrática em um mundo cada vez mais dominado por tecnologias de IA?

- Soberania Epistemológica e IA: De que maneira a IA está redefinindo a produção e validação do conhecimento, e como isso afeta diferentes comunidades epistêmicas?

- Soberania Tecnológica e Governança Digital: Como as nações podem alcançar a soberania tecnológica em um cenário dominado por gigantes tecnológicos globais?

- Soberania de Dados, Privacidade e Democracia: Quais são as implicações da coleta massiva de dados por sistemas de IA para a soberania individual e coletiva?

- Soberania Digital, IA e Direitos Humanos: Como a IA está impactando os direitos digitais e a liberdade de expressão no contexto da soberania digital?

- IA e Soberania Econômica: Que impactos a IA está tendo nas economias locais e globais, e como isso afeta a soberania econômica dos estados?

- IA, Soberania e Cultura: De que maneira a IA está influenciando a preservação e promoção das culturas locais e indígenas, e como isso se relaciona com a soberania cultural?

- Soberania, IA e a Educação: Quais as implicações do treinamento de modelos aplicados na Educação e seus vieses organizados pelas Big Tech a partir das experiências dos países ricos?

- Soberania, IA e Religiões: Como as configurações de IA estão impactando na diversidade, na tolerância e na liberdade de credo e na soberania dos direitos nacionais, regionais e locais de manifestação religiosa em sua pluralidade de gestos, rituais e crenças?

- Soberania, IA e Antropoceno: Como a desinformação ambiental vem promovendo desequilíbrio nas relações sociais e provocando desastres na governança soberana do meio ambiente em suas mais diferentes configurações, educacional, cultural, epistemológica, econômica, tecnológica, jurídica e política? Como os impactos ambientais da IA se relacionam com a soberania?

- Soberania, IA e Movimentos Sociais: Como movimentos sociais têm reivindicado soberania tecnológica e uma governança de IA a partir das comunidades? O que significa soberania digital popular?

- Soberania, Dependência e IA: Como a produção global de dados - inclusive com papel do trabalho humano - pode intensificar uma crescente dependência - e falta de soberania - dos países do Sul Global?

- Soberania, IA e Trabalho: Como pessoas trabalhadores têm reivindicado soberania tecnológica a partir de tecnologias governadas por classe trabalhadora? O que significa essa soberania e como se relaciona com autonomia?

- Discursos sobre Soberania e IA: A palavra soberania é multifacetada e pode mirar distintos sentidos, com diferentes posicionamentos ideológicos. Como são os discursos circulantes sobre soberania e IA? Para quais caminhos eles apontam?

- Soberania, IA e Desinformação: Atravessando todos os demais tópicos, de que formas o emprego da IA em práticas desinformacionais compromete a soberania educacional, cultural, epistemológica, econômica, tecnológica, jurídica e política das nações?

A LIINC convida pesquisadores a submeterem artigos que abordem essas questões sob uma perspectiva crítica e interdisciplinar, contribuindo para um entendimento mais profundo das complexas relações entre inteligência artificial e soberania.­

As publicações se dão em fluxo contínuo, via aprovação do artigo completo por pareceristas (duplos ou triplos), em formato de desidentificação de forma e conteúdo.

Prazo para submissão de resumos expandidos (de 250 a 400 palavras): 31.07.2024 (enviar para liinc@ibict.br)
Prazo para submissão do texto completo: 20.09.2024
Publicação final do Dossiê e lançamento do número: 22.11.2024
Instruções para submissão: https://revista.ibict.br/liinc/about/submissions

Para mais informações, por favor, entre em contato através de e-mail: liinc@ibict.br