Semiose e fluxos informacionais

os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais

Autores

  • Joana Ziller Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Maria Aparecida Moura Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v6i2.369

Palavras-chave:

Charles Sanders Peirce, Semiótica, Informação, Representação, Produsage

Resumo

Muito presente nas definições de informação, a ideia de representação é também a base da semiótica de Charles Sanders Peirce. O texto se propõe a pensar a informação em relação a conceitos que permeiam a semiótica peirceana. Assim, busca relacionar informação, semiótica e fluxos digitalizados. Nesse contexto, o usuário convive com a necessidade de alterar seu papel tradicional, de modo a assumir tarefas de produção, publicação, seleção e mediação de informações. Atua como produser (BRUNS, 2008): além de acessar as informações digitalizadas, apropria-se delas, remixa e ressignifica, devora e reconstrói, republica e assume o lugar de mediador.

Biografia do Autor

  • Joana Ziller, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

     

     

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Publicado

29/09/2010

Edição

Seção

Linguagem, Informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas