O audiolivro e a inteligência artificial “leitora”: fronteiras intermidiais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v19i1.6295

Palavras-chave:

Audiolivro, E-book, Inteligência artificial, Intermidialidade, Re-midiação

Resumo

O audiolivro é um tipo de mídia que, historicamente, demanda da gravação da leitura de um texto em voz alta capaz de ser reproduzida para ser midiado. Quando essa “leitura”, no entanto, é feita por uma Inteligência Artificial, a exemplo da assistente virtual Alexa, ainda podemos compreender esse produto de mídia sonoro como um audiolivro? Entendendo essa pergunta como uma questão que emerge de novas relações entre as mídias digitais, o presente artigo tem por objetivo definir que tipo de fenômeno é esse. Para isso, buscamos nos Estudos de Intermidialidade, a partir dos modelos propostos por Lars Elleström (2021), junto, ainda, a outros autores que nos auxiliaram a preencher determinadas lacunas e aprofundar outras de sua teoria, os elementos necessários para essa análise. Para ser possível aprofundarmos tal discussão, tomamos de exemplo o e-book e o audiolivro de O Alquimista (COELHO, 2017 [1988]), de Paulo Coelho, para a comparação entre a leitura realizada por um humano e a “leitura” realizada por uma Inteligência Artificial. A partir da análise, concluímos que a “leitura” realizada pela Alexa é, na verdade, uma oralização (BAJARD, 2014), o que corresponde a um processo de decodificação sonoro das palavras. Assim, quando comparada a um audiolivro lido por um ser humano, resultado de uma transmidiação, a decodificação da Alexa se trata de uma “re-midiação”, isto é, uma re-exibição das modalidades material, espaçotemporal, sensorial e potencialmente semióticas de um e-book por meio de uma mídia técnica de exposição diferente

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Munari Domingos , Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Subcoordenadora dos Cursos de Letras, Letras EaD e Secretariado Executivo da Universidade de Santa Cruz do Sul (2020-atual). Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), na área de Teoria da Literatura. Pós-Doutorado em Comparative Studies - Intermediality, na Linnéuniversitetet, Suécia, Linhas de Pesquisa: Estudos literários e midiáticos e Estudos de Mediação em Leitura. Grupos de pesquisa: Genalim (CNPq); Intermídia (CNPq); Literatura, artes e mídias (Anpoll). Projetos de pesquisa: Linguagens e suas tecnologias: intermidialidade e leitura; Intermidialidade: objetos, teorias, metodologias e práticas (Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq); Linguagens e suas tecnologias: leitura das mídias na Educação Básica. Coordenadora do GT Intermidialidade: Literaturas, Artes e Mídias (2018-atual). Membro do Conselho da Anpoll (2020-atual). Membro do corpo editorial da Revista Rizoma (2021-atual). Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura; Literatura Comparada; Intermidialidade; Linguagens e suas tecnologias na Educação Básica; Ficção contemporânea; Quadrinhos; Cinema; Leitura das mídias. Email: ana.c.munari@gmail.com.

  • Rejane Frozza, Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

    Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Realização de estágio doutoral sanduíche na Université Joseph Fourier (Grenoble/France) de 2001 a 2002. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, no Departamento de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Tutores Inteligentes, Agentes Pedagógicos em Sistemas Virtuais de Aprendizagem, Gestão do Conhecimento, Sistemas Multiagentes, Redes Neurais Artificiais, Sistemas Difusos, Sistemas de Raciocínio Baseado em Casos. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3415-0870. Research ID: A-4548-2019.

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Publicado

07/06/2023

Edição

Seção

O digital, o tradicional, o novo normal? Espaços, políticas e agentes de Leitura

Como Citar

O audiolivro e a inteligência artificial “leitora”: fronteiras intermidiais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. e6295, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i1.6295. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6295. Acesso em: 24 nov. 2024.

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