INOVAÇÃO ÉTICA NAS STARTUPS

estratégias, desafios e impactos

Autores

  • Hugo Garbe Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2025v11n2e-7430

Palavras-chave:

Inovação, Inovação ética, Empreendedorismo, Startups

Resumo

A finalidade é verificar a integração de princípios éticos na inovação das Startups, as estratégias, os desafios e os impactos das práticas inovadoras. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa empregou estudos de casos e entrevistas para investigar práticas éticas em Startups. Observando o resultado que as Startups demonstram um compromisso com práticas de inovação ética, adotando políticas de governança, engajamento social e proteção de dados. Apesar dos desafios, como alinhar inovação com conformidade ética e equilibrar custos, identificam oportunidades para aprimorar a comunicação interna e aumentar a transparência. A subjetividade inerente à pesquisa qualitativa é uma limitação, mas a metodologia robusta mitiga possíveis vieses. Os resultados oferecem diretrizes para que Startups melhorem suas práticas éticas, contribuindo para um ambiente de negócios mais responsável e sustentável. A adoção de inovação ética fortalece a confiança dos stakeholders, promove o desenvolvimento sustentável e impacta positivamente as comunidades locais. Verificar esses fatores contribui para o conhecimento acadêmico e prático sobre como as Startups podem equilibrar inovação e ética, fornecendo material para o desenvolvimento de um ecossistema empresarial ético e sustentável.

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Biografia do Autor

  • Hugo Garbe, Fundação Getulio Vargas

    Doutor em Administração de Empresas – FGV EAESP (2023); Doutor em Controladoria e Finanças – Mackenzie (2023); Mestre em Gestão e Políticas Públicas – FGV EAESP (2022), em Economia e Mercados (2018) – Mackenzie e em Administração de Empresas – Mackenzie (2015); Mestre em Direito – FGV (2025); MBA Executivo – Manchester Business School; Especialista em Escolas Econômicas liberais – Mackenzie (2022);  Especialista em Neurociência e psicologia aplicada - Mackenzie (2024); Bacharel em Contabilidade – Mackenzie (2008) e em Economia – PUC/SP (2002); Graduando em Filosofi a – Mackenzie (Previsão 2025). E-mail: hugogarbe@yahoo.com.br.

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Publicado

07/03/2025

Edição

Seção

Inovação Social, Economias Colaborativas e Sustentabilidade

Como Citar

GARBE, Hugo. INOVAÇÃO ÉTICA NAS STARTUPS: estratégias, desafios e impactos. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 2, p. e-7430, 2025. DOI: 10.21728/p2p.2025v11n2e-7430. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7430. Acesso em: 15 mar. 2025.

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