BICICLETAS ELÉTRICAS DOBRÁVEIS

um mapeamento tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-7058

Palavras-chave:

mobilidade urbana, bicicleta elétrica, dobrável, patentes

Resumo

O problema da falta de mobilidade urbana tem obrigado os gestores públicos a rever suas políticas públicas relacionadas ao planejamento do crescimento das cidades, buscando alternativas sustentáveis e viáveis para minimizar esses problemas. Nesse contexto, as bicicletas elétricas, em especial as dobráveis, surgem como uma alternativa que podem contribuir para uma redução dos problemas ambientais e socioeconômicos enfrentado pelos grandes centros urbanos, tendo em vista que são menos poluentes, mais econômicas e fáceis de serem transportadas e armazenadas. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa foi fazer um mapeamento tecnológico sobre as bicicletas elétricas dobráveis nas bases de dados de patentes da Espacenet e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A metodologia utilizada teve uma abordagem quantitativa e exploratória, contando inicialmente com um levantamento bibliográfico sobre o tema e em seguida uma busca nas bases de dados citadas, a fim de explorar as patentes associadas a esta tecnologia. As buscas ocorreram entre os anos de 2012 e 2021, tendo como critérios a inserção de palavras-chave, em inglês e português, nos campos relacionados ao título, resumo, palavras-chave. Os resultados identificaram 89 pedidos de patentes relevantes para a pesquisa. Dos quais 38 se referem a modelo de utilidade e 51 a patentes de invenção. Os anos de 2016 a 2018 foram os que tiveram o maior número de depósitos, sendo a China o país que mais se destacou nessa área, com 62 depósitos. Os códigos CPC/IPC que mais definem a tecnologia são: B62K 15/00, B62M 6/40 e B62M 6/90.

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Biografia do Autor

  • Elcioneide Costa Silva Carneiro, Universidade Federal de Sergipe - UFS - UFS

    Mestra em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2024). Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2009). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2008).

  • Paulo Franklin Tavares Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) na Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2023). Graduado em Engenharia Mecânica Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2023), com período sanduíche no Département Mécanique et Energétique, Polytech Marseille (site Château Gombert), na França, como bolsista do programa CAPES-Brafitec (2022).

  • José Aprígio Carneiro Neto, Instituto Federal de Sergipe - IFS

    Pós-Doutor em Engenharia e Computação Inteligente pelo Instituto Politécnico do Porto – ISEP/IPP, em Porto, Portugal (2024). Pós-Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho – UNIMINHO, em Braga, Portugal (2023). Pós-Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2022). Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2018). Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. EDU (2013). Especialista em Tecnologias da Informação, com ênfase em Cliente/Servidor, pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2001). Graduado em Formação Pedagógica em Informática pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI (2020). Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (1997). 

  • Herlandi de Souza Andrade, Universidade de São Paulo - USP

    Pós-Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2018). Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (2016). Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (2008). Especialista em Metodologia e Gestão para Educação a Distância, pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2012). Especialista em MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2001). Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2018). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2018). ). Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera – UNIDERP (2015). Graduado em Tecnologia em Informática pela Universidade de Taubaté – UNITAU (1999).

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Publicado

20/08/2024

Edição

Seção

Inovação Social, Economias Colaborativas e Sustentabilidade

Como Citar

COSTA SILVA CARNEIRO, Elcioneide; FRANKLIN TAVARES SANTOS, Paulo; CARNEIRO NETO, José Aprígio; DE SOUZA ANDRADE, Herlandi. BICICLETAS ELÉTRICAS DOBRÁVEIS: um mapeamento tecnológico. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 1, p. e-7058, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v11n1e-7058. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7058. Acesso em: 1 set. 2024.

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