Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
  • Ricardo Tescarolo PUC PR

Palavras-chave:

Reflexão, Ética, Conhecimento, Aprendizagem

Resumo

Este artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. São apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada ‘sociedade da aprendizagem’. Conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana.

Palavras-chave

Informação; Conhecimento; Pensamento reflexivo; Ética.

Learning society: information, reflection and ethics

Abstract

This article discusses the reflexive thinking, considered as an effective condition in knowledge production. Some of the concepts presented deal with the nature of information and knowledge, discussing the fundamental participation of learning as a way of access for an emergent society, for this very reason called ‘learning society’. The conclusion is that, in the present context of deep transformations, the reflexive thought shall be effective if based on ethics, a fundamental condition for emancipation of mankind.

Keywords

Information; Knowledge; Reflexive thinking; Ethics.

Biografias dos autores

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília; Especialista em Literatura Brasileira pela universidade Católica de Brasília; assessora do Núcleo de Tecnologia da Informação do Colégio Marista de Brasília

Ricardo Tescarolo, PUC PR

Doutor em Educação pela USP; professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR

Downloads

Publicado

15/06/2005

Como citar

Gonçalves Dias Gasque, K. C., & Tescarolo, R. (2005). Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência Da Informação, 33(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1031

Edição

Seção

Artigos