Competência informacional no ambiente de trabalho: estudo de caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Autores

  • Cristina Moreira de Lacerda Alves Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bernadete Santos Campello Escola de Ciência da Informação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1334

Palavras-chave:

Competência informacional, Ambiente de trabalho, Habilidades informacionais

Resumo

O cenário corporativo atual demanda dos indivíduos habilidades para lidar com informações em variadas situações. Esta pesquisa buscou compreender que habilidades informacionais são empregadas no ambiente de trabalho do setor público e de que modo tais habilidades são demandadas na execução das tarefas realizadas por profissionais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O referencial teórico foi o modelo de competência informacional de Bruce (1997). A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo para analisá-los. A partir daí, harmonizando-se com o modelo de Bruce, sete categorias emergiram, revelando concepções de competência informacional baseadas nas experiências relatadas pelos entrevistados, a saber, experiências relacionadas ao uso de tecnologias e fontes de informação, ao controle da informação, ao processo de informação, à construção e ampliação do conhecimento, à sabedoria no uso da informação. Além disso, uma oitava categoria se desvelou a partir da análise dos dados: a experiência do trabalho em equipe. Os resultados indicaram que no ambiente de trabalho as habilidades informacionais sofrem influências advindas da cultura organizacional, das experiências pessoais adquiridas ao longo da vida e do engajamento individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Cristina Moreira de Lacerda Alves, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)- Belo Horizonte, MG – Brasil. Analista Legislativo/Bibliotecária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil.

Bernadete Santos Campello, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) -Belo Horizonte, MG - Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

07/12/2015

Como citar

Alves, C. M. de L., & Campello, B. S. (2015). Competência informacional no ambiente de trabalho: estudo de caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1334

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)