O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional

Autores

  • Bernadette Campello UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i3.986

Palavras-chave:

Competência informacional, Habilidades informacionais, Educação de usuários, Biblioteca escolar, Letramento.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a competência informacional (information literacy), que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e representa o esforço da classe bibliotecária americana para ampliar o seu papel dentro das instituições educacionais. O movimento ocorreu em circunstâncias peculiares ao contexto daquele país, acompanhando a evolução das ações educativas da classe bibliotecária. O discurso da competência informacional desenvolve-se ao redor de quatro aspectos: a sociedade da informação, as teorias educacionais construtivistas, a tecnologia da informação e o bibliotecário. Considerando-se que o termo começa a aparecer na literatura brasileira de biblioteconomia e ciência da informação, propõe-se o estudo mais aprofundado do conceito e o estabelecimento de uma agenda de pesquisa para o Brasil, buscando sua inserção nas teorias sobre letramento, que se vêm desenvolvendo na área de educação.

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Biografia do autor

Bernadette Campello, UFMG

Mestre em Biblioteconomia Professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG

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Publicado

17/02/2004

Como citar

Campello, B. (2004). O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência Da Informação, 32(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i3.986

Edição

Seção

Artigos