Programa Nacional de Biblioteca da Escola: políticas públicas de leitura a partir da avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU)

Autores

  • Tatiana Lopes Salciotto Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1340

Palavras-chave:

Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE), Políticas Públicas de leitura, Biblioteca Escolar

Resumo

Este trabalho avalia o Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) como política pública de leitura, na perspectiva dos acórdãos gerados pela fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU). A ação do TCU avalia a aplicação dos recursos públicos, detecta falhas, recomenda correções e, se necessário, pune os gestores da política pública. O TCU aponta alguns entraves na gestão do PNBE, tais como: falta de divulgação e deficiências na infraestrutura das bibliotecas. Tais problemas restringem o acesso aos acervos distribuídos dentro do programa. Assim, o PNBE, que é um programa de incentivo à leitura, não consegue atingir adequadamente seus objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Tatiana Lopes Salciotto, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Santo André, SP - Brasil. Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF - Brasil. Bibliotecária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Coordenação-geral de Pesquisa e Documentação (IPHAN/Copedoc) - Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Como citar

Salciotto, T. L. (2015). Programa Nacional de Biblioteca da Escola: políticas públicas de leitura a partir da avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1340

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.