O modelo de referência OAIS e a preservação digital distribuída

Autores

  • Arthur Heleno Lima Rodrigues de Souza IBICT
  • Alexandre Faria Oliveira IBICT
  • Raquel Tavares D’Avila IBICT
  • Erinalva Pereira da Silva Sales Chaves IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1352

Palavras-chave:

Preservação Digital, Preservação Digital Distribuída, Open Archival Information System (OAIS), LOCKSS

Resumo

Este trabalho apresenta o modelo de referência OAIS (Open Archival Information System) e sua relação com a preservação digital distribuída. Para tanto, tomou-se por base dados obtidos mediante revisão de literatura e utilizando o exemplo de ferramenta de preservação digital distribuída LOCKSS, em analogia aos preceitos observados pelo OAIS. Conclui-se que a ferramenta contempla os requisitos principais descritos no modelo de referência, e que a adoção da preservação de forma descentralizada pode ser vista como uma alternativa viável para a preservação dos documentos técnico-científicos, patrimoniais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Arthur Heleno Lima Rodrigues de Souza, IBICT

Engenheiro da Computação pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) – Brasília, DF – Brasil. Bolsista do Projeto de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Brasília, DF – Brasil.

Alexandre Faria Oliveira, IBICT

Pós-graduação em Sistemas Orientado à Objetos pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF) – Brasília, DF – Brasil. Tecnologista Pleno do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT) - Brasília, DF – Brasil.

Raquel Tavares D’Avila, IBICT

Pós-graduada em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Bolsista do Projeto Pesquisa e Desenvolvimento de um Sistema para Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Brasília, DF – Brasil.

Erinalva Pereira da Silva Sales Chaves, IBICT

Bibliotecária pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), MA – Brasil.

Downloads

Publicado

08/04/2014

Como citar

Lima Rodrigues de Souza, A. H., Oliveira, A. F., D’Avila, R. T., & Chaves, E. P. da S. S. (2014). O modelo de referência OAIS e a preservação digital distribuída. Ciência Da Informação, 41(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1352