Educação Patrimonial nos arquivos brasileiros: algumas experiências e perspectivas de uso da metodologia

Autores

  • Ivana Denise Parrela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i1.1398

Palavras-chave:

Arquivos, Educação Patrimonial, História

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o modo como os arquivos têm desenvolvido experiências educativas, destacando algumas questões fundamentais para a Educação Patrimonial e para o desenvolvimento do trabalho de arquivistas nas instituições públicas da área. Para tanto, buscou-se comparar as experiências desenvolvidas em arquivos nas capitais dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Identificou-se a ênfase no uso de documentos de arquivo previamente selecionados e detentores de valor para o ensino da história nos dois primeiros casos; e, em contraposição, uma tentativa de se fugir à monumentalização dos documentos e do ensino da história, em um dos casos analisados em Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ivana Denise Parrela, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

13/01/2015

Como citar

Parrela, I. D. (2015). Educação Patrimonial nos arquivos brasileiros: algumas experiências e perspectivas de uso da metodologia. Ciência Da Informação, 42(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i1.1398