Ferramentas cognitivas, ambientes modificadores, medição e construção do conhecimento: potencializando a cognição do sujeito social na perspectiva do aprender

Autores

  • Aída Varela Varela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Marilene Lobo Abreu Barbosa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Maria Giovanna Guedes Farias Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1404

Palavras-chave:

Ferramentas cognitivas, Ambientes modificadores, Mediação, Socialização do conhecimento

Resumo

Apresenta ferramentas cognitivas capazes de proporcionar a modificabilidade cognitiva humana, ou seja, a flexibilidade e a plasticidade mental, por meio da mediação que flui entre ações sociais e motivações individuais ou coletivas. Trata-se de revisão de literatura que discute, no contexto da sociedade da informação e da influência das tecnologias de informação e comunicação, as teorias da flexibilidade e da plasticidade cognitiva. Contextualiza ainda os mapas conceituais como recursos esquemáticos para representar o conhecimento, dentro de uma estrutura de proposições e como indexadores de conteúdo. Conclui que as ferramentas cognitivas, em determinados ambientes modificadores, mediados por profissionais capacitados, podem promover a construção e socialização do conhecimento, ao potencializar a cognição dos sujeitos, os quais, na sua subjetividade, organizam o mundo em círculos concêntricos e promovem ações que vão afetando o contexto e vão sendo por ele afetadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Aída Varela Varela, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA – Brasil.

Marilene Lobo Abreu Barbosa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA – Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA – Brasil. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza, CE – Brasil.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como citar

Varela, A. V., Barbosa, M. L. A., & Farias, M. G. G. (2015). Ferramentas cognitivas, ambientes modificadores, medição e construção do conhecimento: potencializando a cognição do sujeito social na perspectiva do aprender. Ciência Da Informação, 43(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1404