Avaliação da indexação por meio da recuperação da informação

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Isidoro Gil- Leiva

Resumo


Nas unidades documentais onde se realiza a indexação de documentos é recomendada uma avaliação periódica da indexação efetuada. Desde décadas anteriores, existem procedimentos para essas avaliações, mas, na prática cotidiana, geralmente não são executadas por excesso de trabalho, falta de pessoal ou desconhecimento da existência de tais procedimentos. Com este trabalho se pretende proporcionar aos profissionais de ciência da informação diferentes procedimentos de avaliação da indexação. Para isso, em primeiro lugar, se expõe a relação inerente entre a indexação e a recuperação, se descrevem e explicam distintas formas de fazer controles ou avaliações sobre a indexação, e se mostra uma experiência de avaliação da indexação executada na rede de bibliotecas universitárias da Unesp.

Palavras-chave


Indexação; Avaliação da indexação; Recuperação da informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Mariângela Spotti Lopes Fujita, Isidoro Gil- Leiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.