Metafiltro para controle terminológico de metáforas no domínio da homossexualidade masculina

Fabio Assis Pinho

Resumo


Propõe o uso de metafiltro para controle terminológico de metáforas para a homossexualidade masculina, a partir da literatura científica, no intuito de averiguar suas condições de organização do conhecimento. O uso de metafiltro no controle terminológico de metáforas para recuperação da informação foi um recurso teórico-metodológico proposto por Evelyn Goyannes Dill Orrico, e a proposta foi de analisá-lo no domínio da homossexualidade masculina. A ausência de um vocabulário controlado específico que norteie a indexação desse domínio é a justificativa na qual se baseia a proposta de uma padronização vocabular adequada para que a busca e a recuperação sejam mais precisas em sistemas de informação. Trata-se de pesquisa exploratória e documental, uma vez que busca familiaridade com o objeto estudado, com características qualitativas e indutivas. Os corpora investigativos foram as palavras-chave atribuídas aos artigos científicos publicados na Journal of Homosexuality, Sexualities e Journal of Gay & Lesbian Mental Health, entre os anos de 2009 a 2013. Por fim, foram identificados 12 termos de cunho metafórico, os quais foram analisados de acordo com as categorias do PMEST de Ranganathan e com o metafiltro proposto por Orrico.

Palavras-chave


Organização do conhecimento; Representação do conhecimento; Figuras de linguagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Fabio Assis Pinho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.