Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituais

Maria Rosemary Rodrigues, Brígida Maria Nogueira Cervantes

Resumo


A organização e representação do conhecimento (ORC) estabelecem relações entre os assuntos para o acesso e a recuperação da informação e para isso utiliza processos para organizar um assunto. Assim, o mapa conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por sua definição de organizar e representar o conhecimento. O objetivo foi desenvolver um estudo teórico-metodológico para a aplicação dos mapas conceituais no processo de análise, síntese e representação para aprimorar a organização e representação do conhecimento. A metodologia caracterizou-se como exploratória e descritiva, com delineamento da pesquisa bibliográfica. Com abordagem qualitativa, a análise de dados fundamentou-se em Becker (2007), que se utilizou da lógica - processo de ir e vir – e para complementar utilizou-se a análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2004). O corpus de análise se constituiu dos trabalhos científicos dos periódicos científicos eletrônicos nacionais e dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação, entre os anos de 2003 a 2013, utilizando o critério de estarem inseridos na ORC. Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual, no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês. Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais. Conclui-se que os mapas conceituais podem vir a aprimorar a ORC, por se tratarem de campos interdisciplinares, além do tratamento temático da informação na atividade análise de assunto.

Palavras-chave


Organização e representação do conhecimento; Mapas conceituais; Análise de assunto; Tratamento temático da informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Maria Rosemary Rodrigues, Brígida Maria Nogueira Cervantes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.