Competências de bibliotecários: Estudo de caso com profissionais da rede de bibliotecas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG

Alexandre Augusto Gamberini, Talita Ribeiro da Luz

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa foi descrever e analisar como se encontram configuradas as competências profissionais dos bibliotecários que atuam na rede de bibliotecas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- MG). No referencial teórico, foram abordados os conceitos de competências, competências profissionais, de acordo com Fleury e Fleury (2001,2004), Dutra (2002), Ruas (2001), Zarifian(2001), profissional bibliotecário e competências profissionais dos bibliotecários, de acordo com Valentin (2000),  as Diretrizes Curriculares Nacionais para o  Curso de Graduação em  Biblioteconomia, bem como a proposição de Ohira, Prado e Schimidt (2004). Quanto à metodologia, optou-se por um estudo de caso descritivo, com  abordagem qualitativa.  As unidades de análise foram as bibliotecas da rede do CEFET-MG e os sujeitos da pesquisa foram 17 bibliotecários que atuam nos diversos campus da instituição. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e a análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo dos dados primários obtidos das entrevistas. Os resultados alcançados mostraram que as competências profissionais dos bibliotecários são formadas pela integração da competência técnica de processar, armazenar e difundir a informação em diferentes suportes da informação, pelo processamento técnico dos itens do acervo, que envolve as atividades de catalogação, classificação e indexação, pela capacidade em orientar os usuários quanto ao uso da informação e pelas competências administrativas de gestão, atitudes que beneficiem o ambiente de trabalho, como ter flexibilidade, paciência, capacidade de comunicação.

Palavras-chave


Competência; Competência Profissional; Profissionais Bibliotecários.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf..v44i3.1896

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Alexandre Augusto Gamberini, Talita Ribeiro da Luz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil