O papel do sistema de informação no processo de transferência de tecnologia

Autores

  • Clarinda Rodrigues Lucas

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v16i2.261

Palavras-chave:

Sistema de informação.Tecnologia

Resumo

O papel da biblioteca no processo de transferência de tecnologia é estudado a partir da análise de depoimentos de pesquisadores de instituição de pesquisa da área de informática. Foram analisadas as implicações da transferência de tecnologia em país em desenvolvimento e a atuação do sistema de informação, visando constatar o seu papel enquanto subsistema de uma rede internacional de informação. O estudo conclui que a biblioteca tem um papel a desempenhar, mas que devido à especificidade da informação tecnológica e do processo de transferência de tecnologia ela deve ser considerada dentro de um sistema maior de comunicação, em que o acesso à informação está vinculado aos interesses inerentes ao modelo econômico brasileiro.

The role of information system in the process of technology transfer.

Abstract

The role of the library in the process of technology tranfer is examined from the viewpoint of the research institution's researchers in the area of informatcs. The implication of the technology transfer in a developing country are examined as well as the performance of the information system in order to define its role as a subsystem of an internacional information network. The work concludes that the library has a role to play. However, due to the especifity of technological information and the technological transfer process the library should be considered within a larger communication context in which the access to information is linked to the particular interests of the Brazilian economic model.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Clarinda Rodrigues Lucas

Centro Tecnológico para Informática. Ministério da Ciência e Tecnologia. 13100 Campinas, SP

 

Downloads

Como citar

Lucas, C. R. (1987). O papel do sistema de informação no processo de transferência de tecnologia. Ciência Da Informação, 16(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v16i2.261

Edição

Seção

Artigos