A construção escolar do bibliotecário brasileiro: ontem, hoje, amanhã

Autores

  • Francisco das Chagas de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v20i2.354

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia/Brasil. Formação profissional do bibliotecário.

Resumo

Discorre sobre a atuação da escola de Biblioteconomia brasileira em sua atividade de formação de recursos humanos. Observa que os conteúdos ministrados centram-se no objeto de trabalho: organização documental, não dando a mesma importância ao objeto de trabalho: usuário. Com isso, o profissional fica distanciado da realidade contextuai do restante da sociedade. Aponta como saída um esforço a ser desenvolvido pela escola de Biblioteconomia no sentido de transformar, a partir de um amplo debate, a imagem do profissional bibliotecário.

Palavras-chave

Ensino de Biblioteconomia/Brasil. Formação profissional do bibliotecário.

The academic construction of the Brazilian librarian: yesterday, today, tomorrow

Abstract

The author analyses the role of the Brazilian library school in the construction of the librarians. This construction produce professionals very isolated in the social context Therefore, lhe author thinks that the way for the change is a very long discussion directed by library school with the goal to transform the professional image of the Brazilian librarian.

Keywords

Library Science education/Brazil. Professional education of the librarian.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Francisco das Chagas de Sousa

Professor-adjunto do Departamento de Biblio- teconomia e Documentação e vice-diretor do Centro de Ciências da Educação da Universi- dade Federal da Santa Catarina.

Downloads

Como citar

Sousa, F. das C. de. (1991). A construção escolar do bibliotecário brasileiro: ontem, hoje, amanhã. Ciência Da Informação, 20(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v20i2.354

Edição

Seção

Artigos