Análise das competências infocomunicacionais a partir da metaliteracy: um estudo com arquivistas

Autores

  • Jussara Borges de Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Gleise da Silva Brandão

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3798

Palavras-chave:

Competência em informação, Competência em comunicação, Competências infocomunicacionais, Metaliteracy, Arquivista – comportamento infocomunicacional

Resumo

Embora os recursos disponíveis na Internet tenham potencializado as possibilidades de acesso à informação e interação, colocam-se demandas mais exigentes ao indivíduo, como avaliar a veracidade e integridade da informação gerada por outros usuários e adequar sua comunicação para interagir em contextos plurais. Assim, ao mesmo tempo em que as competências inerentes à competência em informação se mantêm fundamentais, novas competências ligadas a um contexto mais participativo na produção e compartilhamento do conhecimento têm emergido, identificadas como competências em comunicação. Recentemente emergiu uma abordagem – a metaliteracy - que pode contribuir no aprofundamento da compreensão das competências infocomunicacionais, pois insere aspectos como a metacognição. O principal objetivo deste artigo é examinar a contribuição que a abordagem da metaliteracy pode dar ao desenvolvimento do conceito das competências infocomunicacionais. O método envolve a análise da confluência teórica entre os conceitos citados, além de evidências empíricas coletadas a partir do comportamento infocomunicacional de arquivistas. Cinquenta e três arquivistas brasileiros responderam sobre seu comportamento diante da informação e da comunicação, a partir de questionário eletrônico em outubro de 2016. Os principais resultados, tanto da análise teórica como empírica, demonstram que a metaliteracy aborda aspectos relevantes para o desenvolvimento das competências infocomunicacionais.

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Biografia do Autor

  • Jussara Borges de Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Espanha. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), BA - Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA – Brasil.

  • Gleise da Silva Brandão
    Mestrandra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), BA - Brasil.

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Publicado

10/11/2017

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