Desafios no desenvolvimento de competências comunicacionais nos cursos de licenciatura das universidades do Nordeste brasileiro

Autores

  • Elbênia Marla Ramos Silva Universidade Tiradentes, Núcleo de Pós-graduação em Educação.
  • Fernando Manuel dos Santos Ramos Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal
  • João Carlos Lopes Batista Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro,

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3799

Palavras-chave:

Tecnologia da comunicação, Competências comunicacionais, Formação docente, Universidades federais do Nordeste brasileiro

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que aborda a problemática do desenvolvimento das competências comunicacionais dos estudantes nos cursos de licenciatura das universidades federais do Nordeste brasileiro. O desenvolvimento dessas competências é crítico para a formação de nova geração de profissionais do setor da educação dispondo de um nível de literacia digital apropriado às exigências colocadas pelas novas mídias. A investigação abrange coordenadores e docentes dos 126 cursos de licenciaturas que tratam da formação de professores para a educação básica nas 18 universidades federais da Região Nordeste do Brasil. Apresentam-se os resultados da primeira etapa de recolha de dados, baseada num inquérito do tipo survey on-line, sobre o estudo do uso das tecnologias da comunicação pelos professores das licenciaturas. Esta etapa permitiu identificar quais as práticas docentes utilizadas envolvendo as tecnologias da comunicação e perceber quais os principais desafios para inserir estas tecnologias nas práticas cotidianas. Os resultados obtidos indicam que as plataformas de gestão de aprendizagem são a tecnologia mais utilizada pelos professores, o que estabelece desafios importantes no que respeita à diversificação e à flexibilização das tecnologias utilizadas, à estrutura curricular dos cursos e à formação dos docentes das licenciaturas. O artigo inclui ainda a identificação das próximas etapas da investigação e uma reflexão sobre os principais contributos que o estudo pretende sistematizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Elbênia Marla Ramos Silva, Universidade Tiradentes, Núcleo de Pós-graduação em Educação.

Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais no Departamento de Comunicação e Arte na Universidade de Aveiro. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil. Professora da Universidade Tiradentes.

Fernando Manuel dos Santos Ramos, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal

Doutor em Engenharia Eletrotecnica/Sistema de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal. Coordenador Científico da unidade de investigação CIC.Digital/DigiMedia-Digital Media and Interaction. Membro do Executive Committee da ASLERD-Association for Smart Learning Ecosystems and Regional Development.

João Carlos Lopes Batista, Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro,

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro (UA) Aveiro, Portugal. Professor da Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro, Portugal. Investigador do CIC.Digital/DigiMedia - Digital Media and Interaction.

Downloads

Publicado

10/11/2017

Como citar

Silva, E. M. R., Ramos, F. M. dos S., & Batista, J. C. L. (2017). Desafios no desenvolvimento de competências comunicacionais nos cursos de licenciatura das universidades do Nordeste brasileiro. Ciência Da Informação, 45(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3799