Ontologia aplicada a um modelo de gestão organizacional: contribuições da ciência da informação

Autores

  • Claudio Gottschalg Duque Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação.
  • Geraldino Gonçalves Bastos

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4023

Palavras-chave:

Ontologia, Gestão organizacional

Resumo

O impacto do volume, velocidade e variedade da informação a que ficaram expostas as organizações exige resposta inovadora para tomada de decisão, especialmente relacionada com a recuperação de informação e extração automática de conhecimento, que consolidam a importância da gestão de alto desempenho. Assim, o desafio é compreender as disciplinas que estão integradas no espaço informacional da gestão nas organizações, a fim de arquitetar soluções que permitam melhorias na tomada de decisão a partir de uma estrutura informacional matura, aqui denominada Gestão de Alta Performance (GAP). O GAP é uma estrutura informacional que suporta ontologias de domínio com o compromisso ontológico de determinar o modelo de plano de gestão para a organização, conforme o nível de maturidade informacional e de gestão. Um sistema foi desenvolvido para a construção de uma ontologia específica do domínio através das análises sintáticas e semânticas dos textos que compõem uma coleção de gestão organizacional. A ontologia, construída semiautomaticamente, gera conhecimento específico de domínio e propicia, através de sua rede semântica, as condições para que o gestor encontre efetivamente o modelo de plano de gestão personalizado para o negócio. Em vez de se basear em teorias estatísticas, propõe-se um sistema de recuperação de informação consolidado que utiliza a Teoria da Relevância. O modelo ontológico está arquitetado considerando a interdisciplinaridade, ponderando uma estrutura lógica que fundamenta as relações entre as disciplinas que compõem a ontologia a partir das suas propriedades, características e conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Claudio Gottschalg Duque, Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação.

Professor Adjunto do Depto de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID-UnB). Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação. Doutorado em Angewandte Sprachwissenschaft und Computerlinguist pela Justus-Liebig-Universität Giessen. Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Geraldino Gonçalves Bastos

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília (PGCINF/UnB), Brasília, DF, Brasil.

Publicado

28/12/2017

Como citar

Duque, C. G., & Bastos, G. G. (2017). Ontologia aplicada a um modelo de gestão organizacional: contribuições da ciência da informação. Ciência Da Informação, 46(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4023

Edição

Seção

Parte II - Aplicações e usos de ontologias na ciência da informação