Metodología de inteligencia de negocio para análisis social en la infraestructura de datos enlazados SLOD-BI

Autores

Palavras-chave:

Datos abiertos vinculados, Análisis de redes sociales, Indicadores sociales

Resumo

Apresenta uma nova metodologia baseada em infraestruturas de dados abertos vinculados (Linked Open Data LOD) ao executar tarefas de análise em redes sociais. Esta metodologia segue as típicas fases de um projeto de inteligência de negócios (Business Intelligence BI), em que a partir de um conjunto de fontes de dados são obtidos métricas e indicadores relevantes para os objetivos estratégicos da organização (Key Performance Indicators KPI). No novo cenário, as fontes de dados são redes sociais, e os objetivos estratégicos estão relacionados com o desempenho das organizações nessas redes sociais. O artigo demonstra os benefícios de representar toda informação relevante para a análise sob uma mesma infraestrutura de dados abertos vinculados, e como métricas e indicadores podem ser obtidos e publicados na mesma infraestrutura. Esses benefícios destacam a capacidade de compartilhar entre os membros de uma comunidade todos os elementos relevantes em uma análise social a partir dos dados de origem para os indicadores sociais.

Biografias dos autores

Indira Lanza Cruz, Universitat Jaume I

Doutoranda em Informática na Universitat Jaume I de Castellón, Espanha, Mestre em Sistemas Inteligentes pela mesma instituição.

María José Aramburu Cabo

Docente e pesquisadora do Departamento de Ingeniería y Ciencia de los Computadores na Universitat Jaume I de Castellón, Espanha, Doutorado em Computer Science pela University of Birmingham, Inglaterra.

Rafael Berlanga Llavori

Docente e pesquisador do Departamento de Lenguajes y Sistemas Informáticos da Universitat Jaume I de Castellón, Espanha, Doutor em Physics pela Universidad de Valencia.

Downloads

Publicado

23/02/2018

Como citar

Cruz, I. L., Cabo, M. J. A., & Llavori, R. B. (2018). Metodología de inteligencia de negocio para análisis social en la infraestructura de datos enlazados SLOD-BI. Ciência Da Informação, 45(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4058

Edição

Seção

Tecnologia, inovação e infraestrutura de informação