O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: 90 anos de um organismo em evolução

Wellington Marçal de Carvalho, Anália das Graças Gandini Pontelo, Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes

Resumo


A explosão informacional e as transformações ocorridas devido à expansão tecnológica vêm impactando no cotidiano das bibliotecas universitárias. A desintermediação no processo de acesso à informação colocou a relevância das bibliotecas universitárias em risco. Os usuários começaram a ser mais críticos quanto à necessidade de ir ou não à biblioteca, afinal, a evolução dos serviços e sistemas de informação possibilitou o acesso à informação científica sem a mediação do bibliotecário. Entretanto, muitos pesquisadores e estudantes de pós-graduação não conhecem efetivamente as potencialidades da biblioteca universitária como coprodutoras de conhecimento científico. Neste artigo apresenta-se como o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem se empenhado para ocupar um espaço mais central no suporte ao processo de produção e comunicação da ciência e na dinâmica do ensino-aprendizagem da sua comunidade. Ao longo da sua história de 90 anos, mesmo com a manutenção dos papéis essenciais e tradicionais, este Sistema reconhece a multiplicação de suas funções, participa dos impactos trazidos pelas novas tecnologias e apropria-se das funções educativas com o intuito de acompanhar o novo perfil ambicionado para as bibliotecas universitárias e seus usuários na contemporaneidade. Nesse sentido, através de várias administrações têm sido realizadas ações e projetos para inovar produtos e serviços, reafirmando a vivacidade das bibliotecas da UFMG, notadamente manifesta em sua vertente enquanto elemento substancial ao processo de construção do saber científico.


Palavras-chave


Bibliotecas Universitárias; Bibliotecas Científicas; Apoio à Pesquisa Científica;Inovação; Biblioteconomia para Pesquisa

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Wellington Marçal de Carvalho, Anália das Graças Gandini Pontelo, Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.