O estágio supervisionado em Arquivologia: pontos fortes e fracos e sugestões de melhoria para o programa.

Autores

  • Ana Claudia Dias UFF - Universidade Federal Fluminense
  • Augusto Cunha Reis CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i2.4145

Palavras-chave:

Arquivologia, Estágio supervisionado, Formação arquivística

Resumo

O presente estudo objetiva analisar as contribuições e deficiências do programa de estágio supervisionado para a formação do profissional arquivista. Aborda por meio de um questionário os alunos matriculados no curso de bacharelado em Arquivologia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro que integralizaram 80% ou mais da carga horária mínima prevista para conclusão do curso no segundo semestre de 2017. Conclui que o programa de estágio supervisionado é a porta de entrada do graduando para o mercado de trabalho e não pode ser visto como uma atividade realizada apenas para cumprir uma exigência curricular. O estudo sugere melhorias para o programa de estágio supervisionado, tais como a realização de visitas a instituições que executem ou tenham executado projetos arquivísticos relevantes e a realização de seminários que tragam os profissionais arquivistas atuantes no mercado de trabalho para conversar com os alunos na universidade.

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Biografia do Autor

  • Ana Claudia Dias, UFF - Universidade Federal Fluminense
    Mestre em Sistemas de Gestão
  • Augusto Cunha Reis, CEFET/RJ

    Doutor em engenharia industrial. Professor do Departamento de Engenharia de Produção do CEFET / RJ. Ele tem experiência  e foco nos seguintes assuntos: gerenciamento da cadeia de suprimentos, variável de produto gestão de pessoal, logística de saúde e logística reversa.

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Publicado

06/06/2018

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Artigos