Modelo de avaliação da gestão para uma biblioteca pública

Noeli Viapiana, Alice Carneiro de Castro, Márcia Silveira Kroeff, Mário Cesar Barreto de Moraes

Resumo


O presente trabalho se propõe a desenvolver e a validar um modelo de avaliação da gestão para uma Biblioteca Pública Estadual brasileira (aqui denominada ‘BP/X’), com vistas a analisar a possibilidade de mensurar a qualidade nessa organização. Tal modelo baseia-se nos critérios do MEGP (Modelo de Excelência de Gestão Pública) do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) e alinha-se aos indicadores da norma ISO (Organização Internacional para Padronização) 11620:2014. O resultado global da avaliação aponta que a BP/X apresenta condições de utilizar a ferramenta desenvolvida, uma vez que ela se aplica a todos os setores da instituição e desperta o senso gerencial para melhorias na gestão. A realização de testes para analisar a aplicabilidade desse modelo de mensuração de qualidade a partir da GESPÚBLICA permite inferir que modelo proposto pode ser aplicado em outras bibliotecas de distintos portes e de outras esferas públicas, com vistas a consolidar a ferramenta desenvolvida e a aprimorar suas respectivas gestões

Palavras-chave


Biblioteca Pública; Avaliação; Gestão da qualidade; GESPÚBLICA

Texto completo:

PDF

Referências


BERGUE, S. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. Documento Referência. Brasília, 2007.

_________ Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Programa GESPÚBLICA: instrumento para avaliação da gestão pública. Brasília, 2005.

CUNHA, Vanda A. et al. Biblioteca pública, desafios, perspectivas e (des)caminhos na inclusão digital. In: CINFORM. ENCONTRO NACIONAL DE CIENCIA DA INFORMACAO, 6, 14-17, jun., 2005, Salvador. Anais do VI CINFORM. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Átlas, 2010.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 11620: Information and documentation - Library performance indicators. Geneva: Iso, 2014.

MANIFESTO DA IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm. Acesso em: 15 fev. 2016.

SUAIDEN, Emir José. Biblioteca pública e informação a comunidade. São Paulo: Global, 2000.

UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994. Disponível em: < http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 25 mar. 2016.

VALLS, Valéria Martin; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. A Gestão da Qualidade em Serviços de Informação no Brasil: uma revisão de literatura, de 1997 a 2006. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 11, n. 1, 2006.

VERGUEIRO, Waldomiro. O olhar do cliente como fator de qualidade para a gestão de bibliotecas universitárias: estudos de caso em instituições Rev. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v.10, n.1, p.131-144 144, jan./dez.,2005brasileiras. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA EDOCUMENTAÇÃO, 19. Porto Alegre, 2000. Anais...Porto Alegre:Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários, 2000. 1 CD-ROM

VERGUEIRO, Waldomiro; CARVALHO, Telma de. Gestão da Qualidade em bibliotecas universitárias brasileiras: um enfoque na certificação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais... Recife: SNBU, 2002, Não paginado (CD-ROM).

VERGUEIRO, Waldomiro; CARVALHO, Telma de. Definição de indicadores de qualidade: a visão dos administradores e clientes de bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 27 - 40, jan./jun.2001.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Noeli Viapiana, Alice Carneiro de Castro, Márcia Silveira Kroeff

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.