A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”

Autores

  • Elizete Vieira Vitorino Universidade de Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4187

Palavras-chave:

Competência em informação, Vulnerabilidade, Populações vulneráveis, Grupos vulneráveis, Vulnerabilidade em informação

Resumo

Examina o tema da competência em informação sob uma nova perspectiva: a conexão dele com a vulnerabilidade. Aborda o conceito e as características da competência em informação e da vulnerabilidade. Trata das populações e grupos vulneráveis, com o intuito de construir sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação” sob o enfoque da vulnerabilidade social. Pondera, a partir desta perspectiva, que todos nós somos, em algum momento de nossa vida, vulneráveis em alguma situação, ou seja, a vulnerabilidade é intrínseca ao ser humano e, por isso, resguarda uma complexidade própria, fato este que também se apresenta à informação e à competência em informação. Apresenta uma via possível de conexão que se coloca às duas temáticas por meio da resiliência. Propõe um conceito à “vulnerabilidade em informação”, considerando que há ainda muitas possibilidades de aprofundamento à nova temática.

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Biografia do autor

Elizete Vieira Vitorino, Universidade de Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-Doutorado pela Universidade do Porto (U.PORTO) - Portugal. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Professora da Universidade de Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil.

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Publicado

26/09/2018

Como citar

Vitorino, E. V. (2018). A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência Da Informação, 47(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4187

Edição

Seção

Artigos