Leitura e leitores imersivos em uma biblioteca universitária

Autores

  • Carlos Henrique Tavares de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Biblioteca Central (BC).
  • Kátia Morosov Alonso Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Instituto de Educação (IE) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Cuiabá, MT, Brasil.
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Instituto de Computação (IC) e Instituto de Educação (IE) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Cuiabá, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i3.4188

Palavras-chave:

Prática de leitura, Leitor imersivo, Biblioteca universitária, Tecnologias da informação e da comunicação

Resumo

Este trabalho é um estudo qualitativo desenvolvido para investigar as características dos leitores e de suas leituras em uma biblioteca universitária, sob influência das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Todos os sujeitos investigados apresentaram características de leitores imersivos, embora alguns se tenham revelado também leitores meditativos; os leitores imersivos não demonstraram preferência por utilizar as tecnologias e o ambiente virtual, em substituição aos materiais impressos disponíveis na biblioteca, como os livros e as publicações periódicas. Além disso, posto que possuíssem competências tecnológicas, os sujeitos não demonstraram conhecer nem utilizar, amplamente, os serviços eletrônicos da biblioteca. Isso evidenciou que as necessidades acadêmicas tradicionais, entre elas o uso de materiais impressos, exercem ainda forte influência entre os leitores imersivos que frequentam a biblioteca universitária. Destaca-se, inclusive, a importância de a biblioteca universitária estar adaptada às manifestações da cultura digital presentes em seu contexto, uma vez que as transformações no perfil de seus leitores são evidentes.

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Biografia do autor

Carlos Henrique Tavares de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Biblioteca Central (BC).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Cuiabá, MT - Brasil. Bibliotecário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Cuiabá, MT - Brasil.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Instituto de Educação (IE) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Cuiabá, MT, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Cuiabá, MT - Brasil.

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) / Instituto de Computação (IC) e Instituto de Educação (IE) / Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Cuiabá, MT, Brasil.

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ – Brasil, com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC) – Portugal. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Cuiabá, MT - Brasil.

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Publicado

21/12/2018

Como citar

Freitas, C. H. T. de, Alonso, K. M., & Maciel, C. (2018). Leitura e leitores imersivos em uma biblioteca universitária. Ciência Da Informação, 47(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i3.4188

Edição

Seção

Artigos