Ontologias em ambientes virtuais de aprendizagem: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4604Palavras-chave:
Ontologia, Educação à distância, Representação do conhecimento de e-learning, Sistemas de gerenciamento de aprendizagem, E-learningResumo
Os ambientes virtuais de aprendizagem, representantes da sala de aula on-line, são ferramentas essenciais no gerenciamento dos cursos, nos fluxos de interação, na comunicação e na aprendizagem colaborativa das pessoas envolvidas nesse sistema. As ontologias exercem importante papel na melhoria dos sistemas de educação a distância, pois permitem a descrição semântica do conteúdo, servem de base para a construção de agentes e tornam os ambientes mais interativos. O artigo apresenta resultados da revisão sistemática da literatura que busca identificar modelos ontológicos para aplicação em recursos interativos do ambiente virtual de aprendizagem. Por meio da revisão sistemática da literatura, pesquisaram-se artigos publicados no período de 2008 a janeiro de 2018, a fim de responder à pergunta: qual é o método utilizado para aplicação de ontologias no ambiente virtual de aprendizagem que auxilia no desenvolvimento do modelo de relações ontológicas de interatividade? A princípio foram identificados 128 artigos, nos idiomas inglês e espanhol. Após a leitura dos títulos e resumos, restaram para a análise 16 artigos que respondiam à questão proposta. A pesquisa sobre o uso das ontologias nos ambientes virtuais de aprendizagem contribuiu com a geração de informação e construção de conhecimento nesse domínio. Além do mais, também contribui para o campo de pesquisas na área de educação a distância e ambientes virtuais de aprendizagem, bem como no campo de representação, recuperação e organização do conhecimento, em que a ontologia representa o conhecimento para viabilizar a interação entre pessoas e ambiente Web.Downloads
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