Inteligência informacional: aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação

Autores

  • Silvio Luiz de Paula Professor no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Bruno Campello de Souza Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4627

Palavras-chave:

Letramento informacional, Competência informacional, Inteligência informacional, Videogames

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da inteligência informacional, no contexto de videogames, entre estudantes de graduação. De natureza aplicada, metodologicamente a pesquisa possui abordagem quantitativa. Utilizando método científico hipotético-detutivo, quanto ao meio de investigação a pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo ao utilizar questionário para coleta dos dados. Os dados obtidos foram submetidos à análise quantitativa via técnicas estatísticas descritivas através de parâmetros como média, desvio-padrão, frequência; e estatística inferencial e análise multivariada, expressos por meio de tabelas e gráficos. O local de realização da pesquisa foi o Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A população era composta por 1077 alunos matriculados no curso de administração. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. Os resultados da pesquisa revelaram que a inteligência informacional possui correlação positiva com o resultado do teste de QI, o que justifica a atribuição da palavra inteligência. Relaciona-se ainda marginalmente com o teste de conhecimentos, denotando ser uma inteligência mais fluída que cristalina. Está ainda relacionada à dimensão da personalidade ligada à erudição e ao teste de liderança.

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Biografia do autor

Silvio Luiz de Paula, Professor no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - PE - Brasil. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - PE - Brasil.

Bruno Campello de Souza, Professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE.

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - PE - Brasil. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - PE - Brasil.

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Publicado

18/10/2019

Como citar

Paula, S. L. de, & Souza, B. C. de. (2019). Inteligência informacional: aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4627

Edição

Seção

Artigos