Considerações sobre a classificação e descrição de documentos de arquivo no contexto do ambiente tecnológico e social

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Rogério Henrique de Araújo Júnior

Resumo


Existe na Arquivologia certo distanciamento entre suas formulações teóricas e as realizações práticas. Uma delas é a que vincula as funções arquivísticas a uma idade específica do ciclo de vida dos documentos. A prática dessa compartimentação não tem na literatura um aporte teórico. No mundo do documento físico, isso não fez parte de um debate central. O ambiente digital, a legalização do acesso à informação e os novos comportamentos informacionais provocaram um impacto importante em relação aplicação de determinada função em uma idade documental específica. Alguns autores entendem que as funções arquivísticas para atenderem o novo contexto e as novas demandas precisam ser desenvolvidas durante o contínuo da vida do documento. O tema deste trabalho são as funções arquivísticas classificação e descrição. O objetivo do artigo é entender como trabalhar com a questão da representação da informação (classificação e descrição) nesse ambiente transformado. O resultado encontrado deu-se por meio de ampla revisão de literatura e da observação resultante de projetos de pesquisa junto a órgãos da Administração Pública Federal, em Brasília. Consideramos muito difícil e limitado trabalhar com essas funções sem romper as barreiras impostas pelas idades documentais. A classificação e a descrição para atingirem seus objetivos precisam ser realizadas durante todo o contínuo da vida documento de arquivo.

Palavras-chave


Representação da informação; Classificação de documentos de arquivo; Descrição de documentos de arquivo; Acesso à informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Rogério Henrique de Araújo Júnior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.