Estratégias de gestão da informação: elaboração de um quadro conceitual por meio de revisão bibliográfica

Autores

  • Marilyn Souza Cyganczuk
  • José Simão de Paula Pinto

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4780

Palavras-chave:

Estratégia, Tecnologia da informação, Gestão da informação

Resumo

O artigo aborda os principais elementos estratégicos a serem considerados na gestão da informação, com o objetivo de investigar as relações entre os elementos estratégicos da gestão da informação através de características bibliométricas para elaborar um quadro conceitual baseado nas publicações de 2017 e 2018. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória por meio de uma revisão bibliográfica da literatura, que consistiu em quatro etapas: (1) busca nas bases internacionais Science Direct e Web of Science, (2) seleção por meio de leitura prévia e posteriormente aprofundada dos artigos, resultando em 24 artigos, (3) mapeamento das relações existentes e (4) construção de um quadro conceitual que englobou os construtos referentes aos elementos estratégicos da gestão da informação e temas relacionados a estes. Como resultado, a literatura acerca dos elementos das estratégias da gestão da informação apresenta conceitos correlatos às áreas de inovação, tecnologia da informação e desempenho organizacional. A construção de um quadro conceitual possibilitou a visualização dos construtos como independentes, intervenientes e dependentes, assim como as suas relações, apresentando um panorama geral dos estudos sobre os temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marilyn Souza Cyganczuk

Doutoranda em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – PR - Brasil. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Brasil. Administradora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR - Brasil.

José Simão de Paula Pinto

Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – PR - Brasil. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

06/09/2019

Como citar

Cyganczuk, M. S., & Pinto, J. S. de P. (2019). Estratégias de gestão da informação: elaboração de um quadro conceitual por meio de revisão bibliográfica. Ciência Da Informação, 48(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4780

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.