A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas

  • Maria Nélida González de Gomez IBICT
Palavras-chave: Filosofia da ciência/epistemologia, Filosofia do conhecimento, Ciência da Informação, Transferência da informação.

Resumo

A organização e representação do conhecimento são de fundamental interesse para a recuperação e disseminação da informação. Consideramos oportuno indagar acerca das premissas epistemológicas Implícitas na representação do conhecimento e o conhecimento da representação. Trata-se de uma contribuição para o desenvolvimento da pesquisa na área, no contexto da emergência de novas tecnologias e do reaparecimento paradoxal de princípios antropológicos de interpretação do conhecimento e da informação.

Palavras-chave

Filosofia da ciência/epistemologia. Filosofia do conhecimento. Ciência da Informação. Transferência da informação.

Knowledge of representation and representation of knowledge: some epistemological questions

Abstract

Knowledge organization and representation are of fundamental importance in information retrieval and dissemination. We considered it opportune to inquire about implicit epistemological premisses underlying knowledge representation and representation of knowledge. This will be a contribution for development of research in this subject, considering the context of emerging new technology and the paradoxical "revival" of anthropological principles for knowledge/information interpretation.


Keywords

Philosophy of Science/epistemology. Philosophy of Knowledge. Information Science; Information transfer.

Biografia do Autor

Maria Nélida González de Gomez, IBICT
Maria Nélida González de Gomez
Doutora em Comunicação, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio
de Janeiro e pesquisadora do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do IBICT.
Como Citar
González de GomezM. N. (1). A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas. Ciência Da Informação, 22(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/479
Seção
Artigos