A informação como insumo estratégico

Autores

  • Dorodame Moura Leitão

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i2.497

Palavras-chave:

Informação estratégica. Informação operacional. Gestão estratégica. Administração estratégica. Sistema de informação

Resumo

O trabalho analisa o tipo de informação necessária à gestão de uma empresa através da evolução dos processos de gestão empresarial. São feitas considerações sobre as diferenças entre informações para a gestão estratégica e para a gestão operacional. Propõe-se uma classificação para os sistemas de informação estratégica e são analisadas a caracterização e o processamento da informação estratégica. São ainda discutidas questões relacionadas com a integração dos sistemas de informação com os sistemas de planejamento e controle, assim como com a utilização de recursos de informática na sua definição.

Palavras-chave

Informação estratégica. Informação operacional. Gestão estratégica. Administração estratégica. Sistema de informação

Information as a strategic resource

Abstract

This paper analyses the information needed by an organization when it changes its management processes. Considerations are made about the differences between the information needs when the organization change from an operations management style to a strategic mode. A classification for the strategic information systems is proposed. The caracterization and processing of strategic information are analysed. The paper discuss, also, questions related with the integration of information systems and planning systems, as well as, the utilization of computacional resources for the definition of information systems.

Keywords

Strategic information. Operational information.Strategic management. Information system.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Dorodame Moura Leitão

Engenheiro civil e de processamento de petróleo.Mestre em ciência da engenharia química. Atuou muitos anos na Petrobrás, onde, entre outras funções, chefiou a Divisão de Planejamento Tecnológico do Cenps e coordenou a implantação do processo de administração estratégica no Sistema Petrobrás. Atualmente é consultor nas áreas de administração estratégica e gestão tecnológica.

Downloads

Como citar

Leitão, D. M. (1993). A informação como insumo estratégico. Ciência Da Informação, 22(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i2.497

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.