Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais

Thaiane Oliveira, José Henrique Cabral de Paiva Filho, Camila Ribeiro Parreira, Rayane Pantoja

Resumo


Busca-se refletir sobre o impacto social da ciência pela altmetria, investigando a presença,
circulação e atenção online das revistas da área de Comunicação e Informação, utilizando os
seguintes procedimentos: 1) coleta de dados sobre as revistas brasileiras em Comunicação e
Informação; 2) mapeamento da presença dessas nos sites de redes sociais: Facebook, Twitter,
YouTube e Instagram; 3) Análise de redes sociais com foco em análise de conteúdo sobre o
engajamento das páginas das revistas identificadas; 4) mapeamento de dados altmétricos das
revistas nas plataformas Dimensions e Altmetric. A proposta desta pesquisa mista
multidimensional é entender como a produção científica da área tem circulado em redes
sociais. Os resultados apontam que a área de Comunicação e Informação tem baixa presença,
tanto nas plataformas Dimensions e Altmetric, quanto nos próprios sites de redes sociais. A
circulação da produção científica refere-se mais a divulgação de pesquisadores individuais do
que perfis institucionais dos periódicos, com baixo engajamento do público não-acadêmico.
No entanto, tem havido um aumento progressivo desta presença e atenção online, apontando para um crescimento do uso de sites de redes sociais para a divulgação da produção científica como estratégia de comunicação institucional dos periódicos.


Palavras-chave


Altmetria; Impacto Social da Ciência; Comunicação e Informação; Sites de Redes Sociais, Metodologia Mista.

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