Ferramentas básicas da qualidade

  • Bernardo F. E. Lins
Palavras-chave: Análise e solução de problemas. Qualidade. Ferramentas da qualidade.

Resumo

A abordagem sistematizada de problemas é um dos aspectos mais importantes de um programa da qualidade. Diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o profissional a compreender os problemas que ocorrem em seu dia-a-dia e a encontrar soluções adequadas para os mesmos. O texto apresenta algumas dessas ferramentas, denominadas ferramentas básicas da qualidade por serem de uso geral na identificação e análise de problemas. São o fluxograma, a folha de verificação, o gráfico de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o gráfico de tendência, o histograma, a carta de controle e o gráfico de dispersão. Apresenta, também, algumas ferramentas auxiliares, que complementam as ferramentas básicas ou que servem para apoiar a sua utilização: o brainstorming, a técnica nominal de grupo, os diagramas de apresentação, a análise de forças de campo, o checklist e a análise de capacidade de processos. Discute, finalmente, algumas formas de utilizar tais ferramentas em conjunto.

Palavras-chave

Análise e solução de problemas. Qualidade. Ferramentas da qualidade.

Basic tools for quality

Abstract

The purpose of the paper is to discuss the value of solving problem and process improvement in the information field. Some practical concepts and tools for quality improvement are presented and their usage is briefly commented.

Keywords
Annalysis and problems solution. Quality.Tools for quality.

Biografia do Autor

Bernardo F. E. Lins
Graduado em engenharia civil pela Universidade de Brasília (81) e obteve a certificação Certified Quality Engineer da American Society for Quality Control em 1989. Foi examinador senior do Prémio Nacional da Qualidade em 1992.
Como Citar
LinsB. F. E. (1). Ferramentas básicas da qualidade. Ciência Da Informação, 22(2). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/502
Seção
Artigos