Socioterminologia: mais que um método de pesquisa, uma disciplina

Autores

  • Enilde Leite de Jesus Faulstich Unb

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.566

Palavras-chave:

Socioterminologia, Variantes, Etnografia

Resumo

Socioterminologia é a disciplina que se ocupa da identificação e da categorização das variantes lingüísticas dos termos em diferentes tipos de situação de uso da língua. Para que o lingüista, especialista em terminologia, desenvolva seu trabalho de pesquisa, é preciso levar em conta critérios básicos de variação terminológica no meio social, bem como critérios etnográficos, porque as comunicações entre membros da comunidade em estudo podem gerar termos diferentes para um mesmo conceito ou mais de um conceito para o mesmo termo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Enilde Leite de Jesus Faulstich, Unb

Pós-doutora em Terminologia, Département de Langues et Linguistique, Université Laval, Québec, Canadá. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa, FFLCH, Universidade de São Paulo (USP). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (Anpoll), Brasil. Membro da Rede Ibero-Americana de Terminologia (Riterm). Membro da Associação de Terminologia Portuguesa (Termip). Participante da Rede Panlatina de Terminologia. Professora de Língua Portuguesa e de Lingüística no LIV/UnB. Coordenadora e responsável pela Linha de Pesquisa em Léxico e Terminologia do LIV/UnB.

Downloads

Como citar

Faulstich, E. L. de J. (1995). Socioterminologia: mais que um método de pesquisa, uma disciplina. Ciência Da Informação, 24(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.566

Edição

Seção

Artigos