Dilemas da política científica e tecnológica

Helena Maria Martins Lastres

Resumo


Nas últimas décadas, observou-se um debate intenso no âmbito da economia e teoria da inovação. Tal debate claramente influenciou e produziu diferentes posturas e orientações políticas quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico em vários países.

No entanto, o desenvolvimento de alguns conceitos fundamentais, a partir de meados dos anos 80, permitiu a construção de importantes pontes conciliatórias sobre teorias consideradas aparentemente divergentes.

Este artigo objetiva discutir algumas destas questões, analisando centralmente as contribuições recentes que geraram impacto e exerceram influência maior sobre as propostas de políticas de inovação hoje em discussão nos países mais avançados.

Neste quadro de referência, é examinada a situação brasileira atual. Primeiramente, são discutidos alguns dos principais desafios à área de ciência e tecnologia. Em segundo lugar, são examinados os mais importantes dilemas enfrentados pela política científica e tecnológica no país. Enfim, são discutidas as mais importantes linhas de política explícita de desenvolvimento científico e tecnológico, tendo em vista as informações disponibilizadas pelo mais recente relatório de atividades publicado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Palavras-chave


Política científica e tecnológica; Desenvolvimento de C&T; Inovações tecnológicas no Brasil

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Helena Maria Martins Lastres

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.