Redes de inovação e as tendências internacionais da nova estratégia competitiva industrial

Autores

  • Helena Maria Martins Lastres

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i1.618

Palavras-chave:

Inovação, Arranjos de colaboração, Redes de informação e inovação, Política científica e tecnológica

Resumo

Durante as duas últimas décadas a economia internacional vem atravessando um período de profunda transformação e reestruturação, acompanhado pela intensificação do nível e formas de competição entre empresas, setores industriais e países. Tal situação colocou ainda mais claro o papel da inovação como um dos instrumentos principais da estratégia competitiva das empresas. Assim, o acesso a uma ampla base de informações científicas e tecnológicas - que sempre foi considerado uma vantagem - tornou-se uma necessidade vital. Como uma das conseqüências, observou-se um aumento significativo no número de arranjos de colaboração e uma expansão dos meios de intercâmbio de informações e de cooperação científica e tecnológica. O grau de competitividade das empresas passou a refletir cada vez mais a eficiência das redes ou sistemas nos quais tal empresa se insere. As razões principais para tais novos desenvolvimentos e participaçãoem redes são atribuídas aos novos requerimentos do rápido progresso e difusão das tecnologias associadas ao novo paradigma técnico-econômico baseado nas tecnologias da informação (o qual tanto gerou necessidades de colaboração, quanto propiciou os meios técnicos para o aprimoramento das redes). Esta situação apresenta razões para reflexão, uma vez que a maior parte dos países em desenvolvimento tem participado apenas marginalmente das recentes mudanças e das novas formas de redes de inovações.

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Biografia do autor

Helena Maria Martins Lastres

Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP-RJ) IBICT

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Como citar

Lastres, H. M. M. (1995). Redes de inovação e as tendências internacionais da nova estratégia competitiva industrial. Ciência Da Informação, 24(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i1.618

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