Centro de informações nucleares: 25 anos de apoio da CNEN à área de C&T

Luís Fernando Sayão, Anna Christina T. Monteiro de Barros

Resumo


Analisa a trajetória de 25 anos do Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear, (CIN/CNEN) e a sua importância para o desenvolvimento científico e tecnológico do país tanto do ponto de vista de produtor de bases de dados e disseminador de informações on-line, quanto do ponto de vista de gerador de conhecimento e tecnologia de informação e formador de especialistas neste campo. Ressalta o papel pioneiro do CIN/CNEN no desenvolvimento de software para manipulação de informações bibliográficas e na concepção de um modelo de marketing de informação automatizada, bem, como a sua contribuição para a formação no país de uma cultura de uso de informações provenientes de bases de dados. Enfatiza o estilo de trabalho do CIN/CNEN, caracterizado pela busca de parcerias, pela cooperação e descentralização e pelo compartilhamento de recursos. Finalmente, destaca a atuação internacional do CIN/CNEN, tanto no contexto latino-americano, quanto como membro atuante do International Nuclear Information System (Inis), sistema da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e recentemente como representante do Brasil no Energy Technology Data Exchange (ETDE), sistema da Agência Internacional de Energia da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (IEA/OCDE).

Palavras-chave


CIN/CNEN; Bases de dados; Ciência e Tecnologia; Informação bibliográficas; Informações nucleares; redes de informação; Tecnologia de informação; Sistema on-line; INIS; ETDE; Informações nucleares

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Luís Fernando Sayão, Anna Christina T. Monteiro de Barros

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.