Informação e desenvolvimento sustentável: novas questões para o século XXI

Sarita Albagli

Resumo


O artigo discute o papel da informação - e particularmente da "informação ambiental" - no contexto do modelo de desenvolvimento sustentável, proposta que hoje se apresenta como alternativa para a crise sócio-econômico-ambiental em nível global. Parte-se dos seguintes pressupostos:

(1) Meio ambiente e desenvolvimento constituem hoje um binômio indissociável, expresso no conceito de desenvolvimento sustentável, em que estão relacionadas variáveis sociais, econômicas, político-institucionais e ambientais stricto sensu.

(2) A informação representa um fator essencial no projeto de sustentabilidade do desenvolvimento, se considerados os três princípios básicos que regem tal projeto: o princípio da eficácia no uso de recursos, o princípio da diversidade e o princípio da descentralização.

A informação é estratégica para instrumentalizar os diferentes atores para o exercício da parceria, conceito-chave no desenvolvimento sustentável. Têm-se como referência as recomendações e os desdobramentos da Agenda 21, particularmente em seu capítulo 40, que trata especificamente do tema da informação.

Palavras-chave


Informação ambiental; Desenvolvimento sustentável; Geopolítica; Agenda 21

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Sarita Albagli

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.