A participação dos usuários no desenvolvimento de sistemas de informação

Ariadne Chloe Furnival

Resumo


As abordagens tradicionais de design de sistemas de informação (SIs) computadorizados fundamentam-se em certos pressupostos técnicos que geralmente não englobam fatores sociais e psicológicos da organização na qual o novo sistema será implantado. Os custos de se ignorar tais fatores são as vezes altos, pois usuários insatisfeitos podem resistir ao uso do sistema, ou usá-lo de uma maneira diferente daquela para a qual foi originalmente projetado. As limitações das metodologias de design tradicionais têm sido mitigadas pela adoção de metodologias soft, que baseiam-se na idéia de que somente a participação contínua dos usuários no desenvolvimento do novo sistema pode evitar problemas futuros, pois são os usuários - e não o analista - que detêm o conhecimento especializado do seu trabalho, o que é necessário para a construção de um sistema de alta qualidade e, portanto, produtivo.

Palavras-chave


Sistemas de informação; Desenvolvimento; Participação de usuários

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Ariadne Chloe Furnival

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.