A participação dos usuários no desenvolvimento de sistemas de informação

Autores

  • Ariadne Chloe Furnival Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i2.657

Palavras-chave:

Sistemas de informação, Desenvolvimento, Participação de usuários

Resumo

As abordagens tradicionais de design de sistemas de informação (SIs) computadorizados fundamentam-se em certos pressupostos técnicos que geralmente não englobam fatores sociais e psicológicos da organização na qual o novo sistema será implantado. Os custos de se ignorar tais fatores são as vezes altos, pois usuários insatisfeitos podem resistir ao uso do sistema, ou usá-lo de uma maneira diferente daquela para a qual foi originalmente projetado. As limitações das metodologias de design tradicionais têm sido mitigadas pela adoção de metodologias soft, que baseiam-se na idéia de que somente a participação contínua dos usuários no desenvolvimento do novo sistema pode evitar problemas futuros, pois são os usuários - e não o analista - que detêm o conhecimento especializado do seu trabalho, o que é necessário para a construção de um sistema de alta qualidade e, portanto, produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ariadne Chloe Furnival, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Professora Assistente do Núcleo de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacherel em Comparative American Studies e Master of Arts (M.A.) em Literatura, ambos pela Universidade de Warwick, Inglaterra. Master of Science (M.Sc.) em Computação pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester (UMIST), Inglaterra.

Downloads

Como citar

Furnival, A. C. (1996). A participação dos usuários no desenvolvimento de sistemas de informação. Ciência Da Informação, 25(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i2.657

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.